Qual a idade do universo? Pesquisadores confirmam medições do Plank

Novo estudo sugere que o Universo tem 13,77 bilhões de anos.

Foto do Telescópio Espacial Hubble mostra as primeiras galáxias que se formaram no Universo.
Foto do Telescópio Espacial Hubble mostra as primeiras galáxias que se formaram no Universo. Crédito: ESA / NASA

Utilizando dados do Atacama Cosmology Telescope (ACT), instalado no Chile, pesquisadores sugerem que o Universo tem 13,77 bilhões de anos, com margem de 40 milhões de anos para mais ou para menos.

binoculo 7x50 1

A nova estimativa coincide com a fornecida pelo modelo padrão do universo, assim como observações feitas pelo satélite Planck, da Agência Espacial Europeia (ESA), de que o Big Bang ocorreu há cerca de 13,8 bilhões de anos.

Em 2019, outro estudo chegou a sugerir que o Universo era centenas de milhões de anos mais jovem, o que gerou a preocupação de que os modelos de medições poderiam estar errados.

A mais recente pesquisa também sugere uma constante de Hubble de 67,6 quilômetros por segundo por megaparsec. Isso significa que um objeto a 1 megaparsec (cerca de 3,26 milhões de anos-luz) da Terra está se afastando de nós a 67,6 quilômetros por segundo devido à expansão do Universo.

Este número é muito próximo dos 67,4 quilômetros por segundo por megaparsec calculados pela equipe do satélite Planck. Isso é importante, pois mostra que duas medições cósmicas independentes chegaram a um resultado parecido.

canal de ofertas

“Agora chegamos a uma resposta em que Planck e ACT concordam. Isso mostra o fato de que essas medições difíceis são confiáveis”, disse Simone Aiola, pesquisadora do Flatiron Institute’s Center for Computational Astrophysics.

Porém, o número é mais lento do que outra medição, os 74 quilômetros por segundo por megaparsec inferidos das medidas de galáxias. 

VEJA MAIS

Essa discrepância pode indicar que algo está faltando no modelo cosmológico ou as medições podem estar erradas. 

Por outro lado, os cientistas podem estar à beira de uma nova descoberta na cosmologia.

Estimar a idade do Universo ajuda os cientistas a entender como ocorreu o Big Bang, qual o ritmo de expansão do Cosmos, bem como prever o futuro do Universo.

O novo estudo foi publicado no Journal of Cosmology and Astroparticle Physics.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se no nosso canal para ser avisado sobre a publicação de novos conteúdos no Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *