Parque Cientec é reaberto para visitação

Local conta com observatório, planetário e radiotelescópio. Por enquanto, apenas atividades ao ar livre estão disponíveis.

Parque Cientec é reaberto para visitação

Fechado há mais de um ano, por conta da pandemia, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Cientec) foi reaberto ao público na última semana, no dia 22 de novembro de 2021. A entrada é gratuita.

Localizado no bairro Água Funda, na cidade de São Paulo/SP, o local é utilizado para entretenimento de jovens e adultos por meio de atividades que envolvem ciência, tecnologia e meio ambiente.

Para os fãs de astronomia, o Parque Cientec conta com a Alameda do Sistema Solar, um espaço que possui esculturas do Sol, planetas e satélites; e um radiotelescópio, usado para a observação de grandes intervalos de ondas eletromagnéticas de rádio.

O parque também possui um observatório com uma luneta de 175 mm e um planetário. Porém, por questões de segurança sanitária, estas e outras atividades em ambientes internos ainda estão fechadas ao público, sendo disponibilizado apenas um tour virtual.

O local também conta com o “Jardim da Física”, “Espaço Geofísica” e “Estação Meteorológica”, esta última a mais antiga em operação no estado de São Paulo.

O Cientec também abriga a maior área de preservação da Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo, incluindo a nascente do riacho Ipiranga, famoso por ser o lugar da Proclamação da Independência do Brasil.

“O Cientec representa uma alternativa de vivência rica e encantadora aos visitantes de todas as idades, unindo conhecimento, lazer e oportunidade única de contato com a natureza. Todos são muito bem vindos e podem ter segurança de que as exigências sanitárias estão sendo contempladas”, afirma Suzana Ursi, vice-diretora do Parque Cientec e professora do Departamento de Botânica da USP.

Protocolos sanitários

Para entrar no Parque Cientec, os visitantes têm a temperatura corporal aferida, sendo restrito o acesso daqueles que estão com estado febril.

Também é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel; distanciamento social; e apresentação de documento com foto e comprovante com ciclo vacinal completo contra a Covid-19, com exceção de menores de 18 anos.

VEJA MAIS

Em substituição aos ambientes fechados, o Cientec disponibilizou redes Wi-Fi nas áreas externas do parque, tendo QR-Codes que direcionam os visitantes para fazer tours guiados.

O parque fica aberto de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada limite até às 16h. Neste final de ano, o local também abrirá aos domingos, nos dias 5 e 19 de dezembro.

O Cientec fica próximo às estações do metrô Saúde, São Judas e Jabaquara, e está localizado em frente ao Zoológico e ao Jardim Botânico de São Paulo, na Avenida Miguel Stéfano, 4200, com o acesso sendo feito exclusivamente pela portaria 1 (a entrada principal do parque).

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *