PANOSETI inaugura os seus primeiros telescópios

Projeto pretende procurar sinais de vida inteligente em nossa galáxia.

panoseti inaugura os seus primeiros telescópios
Os dois telescópios do PANOSETI instalados no Astrograph Dome. Imagem: Laurie Hatch

O PANOSETI (sigla de Pulsed All-sky Near-infrared Optical Search for Extraterrestrial Intelligence) acaba de inaugurar, nos Estados Unidos, os seus dois primeiros protótipos de telescópios ópticos para buscar extraterrestres na Via Láctea.

O projeto é uma iniciativa do SETI e tem o objetivo de procurar flashes de luz ou rajadas de radiação infravermelha produzidos por seres inteligentes em nossa galáxia.

A ideia é criar uma rede de observatórios dedicados que examinem todo o céu observável — aproximadamente 10.000 graus quadrados — de forma instantânea.

Quando completo, o projeto seria capaz de detectar assinaturas tecnológicas emitidas por alienígenas, por exemplo, para fins de comunicação interestelar ou transferência de energia. Também seria possível estudar pulsares, buracos negros e outros objetos conhecidos ou desconhecidos do Universo.

Os dois primeiros telescópios foram instalados no Astrograph Dome, recentemente reformado, no Lick Observatory, em San Jose, na Califórnia.

A equipe do PANOSETI é formada por pesquisadores das universidades da Califórnia, San Diego e Berkeley, além dos observatórios da Universidade da Califórnia e de Harvard.

“O objetivo é buscar basicamente sinais muito breves, mas poderosos, de uma civilização avançada… Por serem tão breves e provavelmente raros, planejamos verificar grandes áreas do céu por um longo período de tempo”, disse Dan Werthimer, tecnólogo-chefe do projeto SETI.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.