Os eventos do céu no mês de agosto de 2022

Lista de eventos inclui Saturno em máximo brilho, uma grande chuva de meteoros e a última Superlua do ano.

Foto de Saturno captado por meio de um telescópio
Imagem: AstroBackyard/Reprodução

No próximo dia 14 de agosto, Saturno alcança a oposição, sendo este o melhor dia de 2022 para observar o planeta dos anéis.

A oposição ocorre quando um planeta externo está a 180 graus do Sol. Isso significa que o Sol, a Terra e Saturno ficam alinhados — com o nosso planeta no meio. Visto da Terra, podemos ver que o planeta Saturno surge no horizonte leste no mesmo momento que o Sol está se pondo no oeste (e vice-versa).

No dia da oposição, o planeta estará mais perto da Terra e também com seu máximo brilho (magnitude 0,3). Já os anéis do planeta aparecerão inclinados em 13,9 graus, em relação aos observadores na Terra. O planeta pode ser encontrado facilmente na constelação de Capricórnio.

Este evento é uma excelente oportunidade para observar e fotografar Saturno com telescópios.

Além dessa oposição, confira os outros eventos astronômicos do mês de agosto de 2022:

Olhe para o céu

Às 21h, estando em um local longe da iluminação das grandes cidades, é possível observar no céu do Brasil as seguintes constelações:

  • Horizonte Oeste: Taça (ou Crater), Corvo (Corvus), Virgem (Virgem).
  • Horizonte Sul: Carina (Carina), Centauro (Centaurus), Cruzeiro do Sul (Crux), Mosca (Musca), Pavão (Pavo), Tucano (Tucana), Fênix (Phoenix).
  • Horizonte Leste: Grou (Grus), Peixe Austral (Piscis Austrinus), Capricórnio (Capricornus), Aquário (Aquarius), Águia (Aquila).
  • Horizonte Norte: Lira (Lyra), Hercules (Hercules), Coroa Boreal (Corona Borealis), Boieiro (Boötes).
  • Zênite: Libra (Libra), Escorpião (Scorpius), Sagitário (Sagittarius), Lobo (Lupus).

A olho nu – sem binóculos ou telescópios – é possível observar Vega, a 5ª estrela mais brilhante do céu, na constelação de Lira; Fomalhaut, a estrela mais brilhante de Peixe Austral; e Arcturus, uma estrela alaranjada em Boieiro.

Com a ajuda de binóculos, é visível os aglomerados globulares M10 e M12, na constelação de Ofiúco; o Aglomerado da Borboleta em Escorpião; e o Aglomerado Centauri, o mais brilhante do céu, em Centauro.

Já no telescópio, tem a Nebulosa Saturno, na constelação de Aquário; a nebulosa NGC-3918 em Centauro; e o aglomerado aberto NGC-5822 no Lobo.

Para adquirir um telescópio astronômico, consulte o nosso guia (disponível aqui) para descobrir o instrumento ideal para você.

Lua

A Lua entra na fase Quarto-Crescente no dia 5 de agosto; Cheia no dia 11 de agosto; Quarto-Minguante no dia 19 de agosto; e Nova no dia 27 de agosto.

O perigeu (ponto mais próximo do nosso planeta) ocorre no dia 10 de agosto e o apogeu (ponto mais afastado da Terra) no dia 22 de agosto.

Superlua

No mês de agosto ocorre a terceira e última Superlua do ano, no dia 11 de agosto, quando a Lua entra na fase Cheia e estando mais próxima da Terra (perigeu).

Planetas

  • Mercúrio é visível durante o anoitecer, no horizonte oeste, passando da constelação de Leão para Virgem ao longo de agosto.
  • Vênus é visto brevemente ao amanhecer, se deslocando da constelação de Gêmeos para Câncer, no horizonte leste.
  • Marte pode ser observado durante a madrugada se movendo da constelação de Áries para Touro.
  • Júpiter aparece no céu a partir das 21h, na constelação de Baleia.
  • Saturno é visível durante toda a noite na constelação de Capricórnio, alcançando a oposição no dia 14.
  • Urano pode ser encontrado na constelação de Áries, durante toda a madrugada, com brilho na magnitude 5,7.
  • Netuno aparece a partir das 21h, se deslocando ao longo do mês da constelação de Peixes para Aquário, com magnitude 7,8.

VEJA MAIS

Conjunções

O mês também conta com duas pequenas conjunções, uma entre o planeta Mercúrio e a estrela Regulus (de Leão), nos dias 3 e 4 de agosto. A dupla pode ser observada brevemente, durante o anoitecer, no horizonte oeste.

Já no dia 19, durante a madrugada, ocorre um encontro no céu da Lua, Marte e o aglomerado Plêiades. A conjunção pode ser vista a partir da 1h da manhã, próximo ao horizonte leste, como visto na imagem abaixo:

conjuncao lua marte pleiades

Planetas anões

Em agosto, Ceres ainda terá visibilidade prejudicada em virtude de uma conjunção com o Sol no último dia 21 de julho. Já Plutão é visto a partir das 4h da madrugada na constelação de Sagitário. Ambos necessitam de instrumentos astronômicos para observação.

Asteroides

No dia 22 de agosto, o asteroide 4 Vesta alcança a oposição, sendo observável com magnitude 6,0, na constelação de Aquário.

A observação de asteroides depende do uso de binóculos ou telescópios, além de estar em um local longe da poluição luminosa.

Chuva de meteoros

Na madrugada do dia 12 para 13 de agosto, ocorre a máxima atividade dos Perseídeos, uma das maiores chuvas de meteoros do ano, com uma expectativa de até 100 meteoros por hora. Os meteoros surgem a partir das 4h30 na constelação de Perseu, que estará bem baixa no céu, próxima ao horizonte Norte. Infelizmente, a proximidade com a Lua Cheia poderá ofuscar boa parte dos meteoros.

Já no dia 18, ocorre a pequena chuva de meteoros kapa-Cignídeos, com uma taxa de 3 meteoros por hora. O radiante dos meteoros também estará bem próximo do horizonte norte, mas na constelação de Cisne.

Cometas

O cometa C/2017 K2 (PanSTARRS) – mais conhecido como “Cometa K2” –, fez a sua máxima aproximação da Terra no último dia 14 de julho, quando passou a 270,5 milhões de km do nosso planeta – quase duas vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Agora, o cometa está a caminho da sua máxima aproximação com o Sol, que deve ocorrer apenas no dia 19 de dezembro.

No mês de agosto, o cometa K2 poderá ser visto no Brasil se movendo da constelação de Ofício em direção à Escorpião. Estima-se que ele atingirá um brilho de magnitude 9 no dia 4 de agosto. Porém, com esse brilho, ele só pode ser visto por meio de binóculos ou pequenos telescópios.

Vale destacar que a constelação de Ofiúco conta com vários objetos de céu profundo, incluindo belos aglomerados globulares, como M9, M10, M12, M14, M19, M62 e M107. Isso torna essa região do céu interessante para quem tem instrumentos astronômicos ou pratica a astrofotografia.

Calendário astronômico de agosto de 2022

Confira abaixo a lista de eventos do céu do dia a dia, ao longo do mês de agosto de 2022:

03/08/2022 (quarta-feira): Estrela Spica a 4º da Lua
04/08/2022 (quinta-feira): Mercúrio a 0,7º da estrela Regulus
05/08/2022 (sexta-feira): Lua em Quarto Crescente
07/08/2022 (domingo): Estrela Antares a 2,5º da Lua
11/08/2022 (quinta-feira): Lua Cheia
12/08/2022 (sexta-feira): Saturno a 3,5º da Lua
13/08/2022 (sábado): Máxima atividade da chuva de meteoros Perseídeos
14/08/2022 (domingo): Saturno em oposição
15/08/2022 (segunda-feira): Júpiter a 1,5º da Lua
18/08/2022 (quinta-feira): Máxima atividade da chuva de meteoros kapa-Cignídeos
19/08/2022 (sexta-feira): Lua em Quarto Minguante
19/08/2022 (sexta-feira): Marte a 2,5º da Lua
20/08/2022 (sábado): Estrela Aldebarã a 7,5º da Lua
23/08/2022 (terça-feira): Estrela Pollux a 2º da Lua
25/08/2022 (quinta-feira): Vênus a 4º da Lua
26/08/2022 (sexta-feira): Estrela Regulus a 4,5º da Lua
27/08/2022 (sábado): Lua Nova
27/08/2022 (sábado): Mercúrio em máxima elongação leste
29/08/2022 (segunda-feira): Mercúrio a 6º da Lua
31/08/2022 (quarta-feira): Estrela Spica a 4º da Lua

Para localizar os objetos, utilize aplicativos do tipo planetário, como Stellarium, SkyMap ou SkySafary, por exemplo.

Outros eventos astronômicos do ano podem ser consultados no nosso anuário de 2022:

Fontes: Livros “Anuário Astronômico Catarinense 2022” e “Aprendendo a Ler o Céu”.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.