Hotel espacial pretende receber primeiros hóspedes em 2027

Resort de luxo poderá acomodar 280 turistas espaciais, além de 112 tripulantes.

Ilustração artística da Voyager Station em órbita da Terra.
Ilustração artística da Voyager Station em órbita da Terra. Crédito: Orbital Assembly Corporation

A empresa americana Orbital Assembly Corporation (OAC) anunciou os planos para inaugurar um hotel espacial até o ano de 2027. Batizado de Voyager Station, o resort de luxo poderá acomodar até 280 hóspedes e 112 tripulantes. Além dos quartos com vista para a Terra, o hotel contará com restaurante, bar, sala de concertos, ginásio e até cinema.

Por mais que a ideia pareça absurda e exclusiva de filmes futuristas de ficção científica, o vice-presidente da OAC e arquiteto do hotel espacial, Tim Alatorre, acredita que na próxima década os hotéis espaciais vão ser bastante comuns.

“Acho que vai ser uma coisa normal, onde sua mãe vai para o espaço, seu pai vai para o espaço. Ser astronauta não será mais uma coisa nova, porque todo mundo fará isso”, afirmou Alatorre.

Para proporcionar maior conforto para os hóspedes, a Voyager Station produzirá gravidade artificial ao utilizar o conceito de roda giratória. Para isso, o hotel será construído na forma de um carrossel gigante, que completará um giro e meio a cada minuto.

Os “módulos habitacionais” vão estar dispostos ao redor da circunferência da estação circular, em torno do chamado “anel gravitacional”.

Com a força centrífuga gerada pelo movimento de rotação, os visitantes poderão se deslocar pela estrutura com um nível de gravidade semelhante ao da Lua, ou seja, um sexto do da Terra.

Segundo Alatorre, a ideia é aumentar posteriormente essa velocidade para que os turistas espaciais experimentem a gravidade de Marte (um terço da gravidade do nosso planeta).

Embora a empresa ainda não discuta os preços de estadia, Alatorre afirma que o objetivo é que o valor seja acessível, sendo próximo ao dos pacote de viagens em navios de cruzeiro. “O resort é barato, o que é caro é o voo”, ressaltou.

voyager station oac
Ilustração artística de um módulo habitacional do hotel espacial. Crédito: Orbital Assembly Corporation

Por mais que ainda não exista um vínculo oficial entre a SpaceX e a OAC, em março passado, a empresa de Elon Musk chegou a publicar nas redes sociais que poderia fazer viagens de passageiros para o hotel quando ele estivesse pronto.

Já a OAC, por sua vez, está utilizando a imagem do foguete Super Heavy, da SpaceX, para demonstrar como os passageiros terão acesso à Voyager Station.

VEJA MAIS

Construção da Voyager Station

Em 2023, a empresa pretende colocar em órbita da Terra um protótipo do anel gravitacional. Já os primeiros módulos habitáveis devem estar operacionais até 2025.

Otimista, a empresa espera que no futuro outros hotéis sejam construídos em órbita da Lua e em outros lugares do Sistema Solar.

“Estamos comprometidos com isso e investimos nossas vidas e fortunas para tornar isso uma realidade. Não há nada tecnologicamente impedindo nosso caminho. É apenas uma questão de tempo e dinheiro, e podemos superá-los”, finaliza o arquiteto do hotel.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.