SpaceX lança com sucesso a missão histórica Inspiration4

Quatro astronautas amadores permanecerão em órbita durante três dias.

SpaceX lança com sucesso a missão histórica Inspiration4

Na noite desta quarta-feira, 15 de setembro, a SpaceX realizou com sucesso o lançamento de uma nova missão tripulada ao espaço, batizada de Inspiration4, a quarta da história da empresa. A bordo, estavam quatro civis, formando a primeira tripulação de astronautas amadores a viajar ao espaço.

Desde cedo, as previsões meteorológicas apontavam 90% de chance de boas condições de tempo para a decolagem. A decolagem ocorreu a partir da Flórida, Estados Unidos, às 21h03 (horário de Brasília). A tripulação está neste momento em órbita da Terra e o primeiro estágio do foguete Falcon 9 pousou com sucesso em uma balsa no Oceano Atlântico.

A primeira a entrar na espaçonave foi a enfermeira Hayley Arceneaux (chefe médica da missão), seguida da geocientista Sian Proctor (pilota), do engenheiro de dados Chris Sembroski (especialista da missão) e o bilionário Jared Isaacman (comandante).

A tripulação usava trajes espaciais no momento do lançamento e também deverá utilizá-los durante o retorno à Terra, os momentos mais críticos da missão. Eles fornecem ar pressurizado para os astronautas, caso ocorra uma descompressão da espaçonave. Esses trajes foram desenvolvidos e feitos pela própria SpaceX, sendo fabricados sob medida para cada astronauta.

A missão foi patrocinada por Jared e tem o objetivo de doar 200 milhões de dólares para o St. Jude Children’s Research, um hospital de pesquisa e tratamento de crianças com câncer.

Eles ficarão em órbita a uma altitude de até 575 km – altitude superior ao da Estação Espacial Internacional (ISS) – durante três dias, viajando em torno da Terra a uma velocidade de 28.000 km/h. Além de realizar experiências, eles poderão apreciar a vista em uma grande cúpula instalada exclusivamente para esta missão.

A cápsula da SpaceX é autônoma, mas os civis foram treinados durante mais de cinco meses para assumir o controle da nave caso ocorra algum problema. Eles também passaram por testes físicos e psicológicos para garantir que estariam aptas para a viagem.

“Se você pode ir em um passeio de montanha-russa, você deve estar bem para ir no Dragon”, resumiu Elon Musk, fundador da SpaceX.

O dinheiro levantado com essas missões comerciais será utilizado para desenvolver a Starship, que será usada futuramente pela SpaceX para colonizar Marte.

VEJA MAIS

A NASA não está envolvida diretamente na Inspiration4 – por se tratar de uma missão totalmente comercial -, mas a agência espacial está fornecendo uma pequena quantidade de recursos, como comunicações via satélite, mediante o pagamento de US$ 1 milhão pela SpaceX.

Da esquerda para a direita, Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux.
Da esquerda para a direita, Chris Sembroski, Sian Proctor, Jared Isaacman e Hayley Arceneaux. Imagem: Inspiration4

Missão histórica

A missão Inspiration4 é considerada histórica por ser composta apenas por civis, sem a presença de um astronauta profissional. Além de levantar fundos para o hospital pediátrico, a missão busca abrir as portas para o acesso ao espaço de pessoas comuns e diversas. A escolha dos tripulantes tinha o objetivo de representar o melhor da humanidade, em pontos como liderança, esperança, generosidade e prosperidade.

Hayley, por exemplo, será a primeira sobrevivente de um câncer infantil a viajar ao espaço, a primeira a entrar em órbita e que possui uma prótese e também a astronauta mais jovem da história, com apenas 29 anos.

Já Sian será a primeira mulher negra a pilotar uma nave espacial. Ela também será a quarta mulher afro-americana a ir ao espaço.

“Tenho esta oportunidade não apenas de realizar meu sonho, mas também de inspirar a próxima geração de mulheres negras e meninas negras”, disse ela.

Em 1986, a NASA tentou enviar uma civil ao espaço, a professora Christa McAuliffe, entretanto, ela e outros seis astronautas morreram na trágica explosão do ônibus espacial Challenger.

A Netflix produziu uma série documental que acompanhou em tempo “quase real” a Inspiration4, apresentando como os tripulantes foram escolhidos e como ocorreu o treinamento para a missão. A plataforma de streaming também fez uma transmissão ao vivo do lançamento.

Este é o terceiro voo liderado por bilionários, sendo sucedido por Richard Branson, por meio de sua empresa Virgin Galactic, e Jeff Bezos, com a Blue Origins, ambas ocorrendo em julho passado com poucos dias de diferença entre elas. Jared Isaacman é CEO da empresa Shift4, uma empresa de pagamentos digitais.

Entre os itens que serão levados a bordo da missão Inspiration4 estão um bilhete de agradecimento de Neil Armstrong entregue ao pai de Sian, além de um ukulele que será tocado por Chris em órbita.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.