Defeito de fabricação faz Virgin Galactic adiar próximo voo comercial

Próxima viagem suborbital da empresa de turismo espacial foi contratada pela Força Aérea Italiana.

Voo da Unity22, que levou o bilionário Richard Branson ao espaço.
Voo da Unity22, que levou o bilionário Richard Branson ao espaço. Crédito: Virgin Galactic/Reprodução

A empresa Virgin Galactic anunciou que está adiando o lançamento da missão “Unity 23”, que levaria ao espaço membros da Força Aérea Italiana (FAI). Inicialmente, o voo suborbital fretado ocorreria no final de setembro ou início de outubro. Agora, a empresa fala em meados de outubro.

O adiamento foi motivado por uma notificação de um fornecedor terceirizado da Virgin Galactic de que existe um defeito potencial de fabricação em um componente do sistema de acionamento de controle de voo. A empresa de turismo espacial não revelou o nome deste fornecedor, mas disse que está conduzindo inspeções para determinar se o componente precisa ser reparado ou substituído.

“Temos uma abordagem robusta de prontidão de pré-voo que está enraizada em nossa cultura completa, proativa e com prioridade na segurança. Não há nada mais importante para nós do que a integridade de nossos veículos”, disse Michael Colglazier, presidente-executivo da Virgin Galactic.

A princípio, o problema não está relacionado com a investigação em andamento da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. A agência está analisando um incidente durante o voo tripulado da Virgin Galactic realizado em julho passado.

Segundo investigações, a espaçonave VSS Unity voou fora do espaço aéreo autorizado, o que poderia colocar em risco os ocupantes da nave assim como aumentar as chances de uma colisão com outra aeronave. A Virgin Galactic contestou as conclusões sobre os riscos, mas reconheceu o desvio de trajetória “por uma curta distância e tempo”, culpando os ventos fortes pelo problema.

O fundador da empresa, o bilionário Richard Branson, de 71 anos, estava a bordo da nave. “Eu adoraria ir de novo”, disse ele recentemente.

Enquanto esta investigação não for concluída, a Virgin Galactic está impedida de realizar um novo voo. A FAA ainda não divulgou uma data para concluir a análise do incidente.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.