Foguete Falcon 9 coloca em órbita satélite turco

Esta é a primeira das mais de 40 missões da SpaceX programadas para este ano.

Concepção artística do Turksat 5A em órbita.
Concepção artística do Turksat 5A em órbita. Crédito da imagem: Turksat

Na noite desta quinta-feira, 7, o foguete Falcon 9, da SpaceX, implantou em órbita o Turksat 5A, um satélite de comunicações de propriedade da Turquia e construído pela empresa Airbus. A decolagem ocorreu a partir de Cabo Canaveral, nos EUA, às 23h15 (horário de Brasília).

O primeiro estágio do foguete pousou com sucesso em um navio drone da SpaceX, estacionado a 650 km do local de lançamento, no Oceano Atlântico.

Esta é a quarta vez que o foguete reutilizável volta do espaço.

Turksat 5A

As autoridades turcas confirmaram ainda durante a madrugada que receberam os primeiros sinais de rádio do Turksat 5A.

Pesando 3.400 kg, o satélite utiliza propulsores elétricos para se manter em uma órbita geoestacionária. 

Ele deverá entrar em operação em meados deste ano e tem uma vida útil estimada de 30 anos.

Sua função é oferecer cobertura para clientes da empresa Turksat em toda a Turquia, Oriente Médio, Europa, partes da África, Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar Negro.

“Podemos fornecer serviço de satélite a qualquer pessoa nessa área de cobertura”, disse Hasan Huseyin Ertok, vice-gerente geral da empresa turca.

Lançamentos programados para 2021

Esta foi a primeira missão do ano da SpaceX.

Em outubro passado, Elon Musk anunciou que pretende executar até 48 lançamentos com o foguete Falcon 9 e Falcon Heavy em 2021, quebrando o recorde do ano passado, de 26 decolagens.

A empresa já está se preparando para lançar nos próximos dias a missão Transporter 1, que entregará em órbita vários pequenos satélites comerciais e governamentais.

VEJA MAIS

Dois outros lançamentos de satélites da Starlink, da SpaceX, devem ocorrer entre o final de janeiro e início de fevereiro.

À serviço da NASA, deverá ocorrer ao longo do ano três missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS); um voo da Crew Dragon levando quatro astronautas para o laboratório orbital; além do lançamento de uma sonda para um asteroide e um telescópio espacial de raios-X.

Há também dois voos do foguete Falcon Heavy transportando cargas militares dos EUA.

Além disso, a SpaceX, em parceria com a empresa Axiom, também pretende efetuar um voo de curta duração para levar quatro turistas a bordo da ISS.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.