SpaceX lançará ao espaço pela primeira vez astronautas da NASA

Evento desta quarta-feita tem sido considerado histórico para o programa espacial tripulado dos Estados Unidos.

SpaceX lançará ao espaço pela primeira vez astronautas da NASA
Foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon, na manhã desta quarta-feira (27). Imagem: SpaceX

Nesta quarta-feira, 27 de maio de 2020, a SpaceX está pronta para realizar mais um grande feito, ao transportar até a Estação Espacial Internacional (ISS) dois astronautas da NASA. A missão de hoje é o primeiro voo tripulado dos Estados Unidos utilizando uma nave desenvolvida e lançada em solo americano, desde 2011, quando os ônibus espaciais foram aposentados.

Nesse meio tempo, o acesso dos astronautas da NASA ao espaço dependia da compra de lugares na cápsula Soyuz, da Roscosmos, a agência espacial russa.

Apesar de várias empresas privadas estarem desenvolvendo foguetes e naves espaciais, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, tem sido destaque por estar com um programa avançado de lançamentos espaciais comerciais.

Seu maior trunfo foi o desenvolvimento de foguetes reutilizáveis, que após entregar cargas em órbita, o veículo retorna e pousa suavemente na Terra, podendo ser utilizado novamente. Tal feito permitiu o barateamento dos lançamentos espaciais.

O contrato da SpaceX com a NASA prevê o envio de suprimentos e astronautas até a ISS. Além disso, a empresa também está projetando a próxima geração de naves que levarão o homem à Lua e Marte.

Espera-se que a empresa realize seis missões tripuladas ao espaço para a NASA, desde que tudo corra bem com o voo de teste de hoje.

1º voo tripulado da SpaceX

O lançamento da espaçonave Crew Dragon, por meio do foguete Falcon 9, está previsto para ocorrer às 17h33 (horário de Brasília) desta quarta-feira. Após um voo de 19 horas no espaço, a cápsula deverá atracar na estação espacial, na manhã de quinta-feira, 28.

A bordo do foguete da SpaceX viajam os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken. Não está certo quanto tempo os astronautas permanecerão na ISS, mas estima-se que eles deverão permanecer em órbita entre um e quatro meses.

VEJA MAIS

“Estamos novamente lançando astronautas americanos em foguetes americanos de solo americano… Este é um grande momento. Faz nove anos que tivemos essa oportunidade”, disse Jim Bridenstine, administrador da NASA.

Entretanto, o tempo na Flórida, de onde partirá a missão intitulada Demo-2, é um pouco preocupante. Há uma chance de 40% de nuvens e mau tempo atrapalharem o lançamento. Caso aconteça o cancelamento, a NASA e a SpaceX terão que esperar até sábado, 30, para tentar uma nova decolagem.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.