NASA vai inaugurar novo e imersivo centro de visitantes
Complexo terá como foco as inovações atuais e futuras da exploração espacial.
A NASA está construindo um novo centro de visitantes que terá como foco a exploração espacial. O local será chamado de “Gateway”, o mesmo nome da estação espacial que será construída em órbita da Lua, no programa Artemis.
Com previsão para abertura em março de 2022, o complexo terá mais de 4,6 mil metros quadrados. Ele está localizado dentro do complexo de visitantes do Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos.
A ideia é utilizar a nova atração para apresentar ao público as inovações atuais e futuras da exploração espacial, tanto públicas quanto privadas, por meio de exposições, artefatos e “experiências únicas”.
O complexo contará com espaçonaves reais e modelos em escala real, no chão e suspensos no ar, criando um ambiente 360º de interação. Entre os itens expostos, estará um foguete aposentado da SpaceX, que voou em 2016 e 2018; uma réplica em tamanho real do avião-foguete de carga Dream Chaser, da Sierra Space; e a primeira nave Orion a voar, em 2014.
O andar superior também hospedará o “Robotic Trail Blazers”, uma parede interativa de 9 metros apresentando informações sobre cerca de 40 satélites e sondas espaciais diferentes.
Estão previstas ainda atrações imersivas, como um cinema 4D e uma réplica de um espaçoporto, para que os visitantes possam vivenciar como é viajar no espaço.
“Ao entrar no saguão, os viajantes serão cercados pelas imagens e sons de um espaçoporto galáctico. A vibração atmosférica do aeroporto envolverá os viajantes enquanto eles espiam pelas janelas com vistas distantes de lançamentos e pousos ativos. O saguão principal apresenta várias telas que mostram vídeos promocionais de destinos e informações de partida e chegada”, afirma o comunicado do Complexo Gateway.
VEJA MAIS
- Disney inaugura ‘restaurante espacial’
- Após 19 meses fechado, Planetário do Carmo reabre ao público
- Parque Cientec é reaberto para visitação
O Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center é operado para a NASA pela empresa Delaware North e é inteiramente financiado pelo visitantes. Nenhum dinheiro público foi usado no desenvolvimento ou construção do complexo Gateway.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor