NASA procura voluntários para experiência de confinamento

Objetivo é testar os efeitos físicos e psicológicos de uma viagem até Marte.

nasa procura voluntários para experiência de confinamento
A tripulação do HERA XVIII deixa a espaçonave simulada após uma missão de 45 dias. Imagem: NASA/Bill Stafford

A NASA está à procura de voluntários saudáveis e não fumantes que estejam interessados em participar de um experimento de confinamento. O objetivo é estudar os efeitos dos voos espaciais em humanos, preparando a agência para futuras missões tripuladas para Marte.

Viagens espaciais de longa duração não são fáceis. Tais missões apresentam desafios físicos e mentais, conforme astronautas trabalham não apenas para sobreviver, mas também realizam pesquisas científicas em um ambiente hostil ao corpo humano.

Por isso, os interessados precisam ter a disposição de ficar confinados e isolados por 8 meses em um laboratório russo.

Os voluntários devem ter entre 30 e 55 anos e passar por um exame físico, odontológico, oral e psicológico realizado pela Força Aérea dos EUA.

É preciso ter proficiência verbal e escrita em inglês e russo, além de competências técnicas demonstradas através de um grau educacional avançado, experiência profissional ou conclusão de treinamento militar.

Alguns critérios adicionais podem ser necessários para atender os objetivos da missão.

Além disso, para participar dos experimentos é preciso ser cidadão dos Estados Unidos ou portador de Green Card, um visto permanente de imigração concedido pelas autoridades do país.

Os escolhidos serão recompensados ​​pelo trabalho.

Em um estudo anterior, em 2019, uma equipe viveu isolada em uma instalação fechada no Instituto de Problemas Biomédicos da Rússia, que fica em Moscou. Neste mesmo habitat, foi realizado o experimento Mars500, no qual equipes passaram 520 e 105 dias (em duas missões separadas) trancadas dentro da instalação, em 2011.

A NASA também possui o seu próprio habitat para experiências de confinamento, localizado no Johnson Space Center, em Houston, nos Estados Unidos.

VEJA MAIS

O HERA (Análogo de Pesquisa de Exploração Humana, em português) é um laboratório exclusivo de três andares, projetado para estudar o isolamento, confinamento e condições remotas em cenários de exploração espacial.

Neste habitat, o confinamento é menor, de apenas 45 dias. Assim como o laboratório russo, a agência também está procurando voluntários para o HERA.

Atualmente, o programa Artemis da NASA pretende levar novamente homens até a Lua a partir de 2024. Entretanto, o objetivo principal da agência espacial americana é enviar missões tripuladas para Marte.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.