“O Mundo de Beakman” está de volta na TV Cultura

Programação especial da emissora também terá “As Aventuras de Tintim” e “Mundo da Lua”. Porém, clássicos como “Olhando para o céu” e “O Professor” ficaram de fora.

o mundo de beakaman

A partir desta segunda-feira (17), a TV Cultura volta a exibir o programa “O Mundo de Beakman”, desta vez, com qualidade de som e imagem aprimorados por meio de recursos de inteligência artificial. A novidade faz parte das comemorações de 55 anos da emissora pública, pertencente ao Governo do Estado de São Paulo.

🤓 VEJA MAIS

🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
🔭 Binóculo Astronômico: Veja os modelos indicados para iniciantes
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

“O Mundo de Beakman” foi um programa educativo dos Estados Unidos produzido durante a década de 1990 e estrelado pelo ator Paul Zaloom, no papel do excêntrico cientista Beakman. Ela era conhecido pelo característico jaleco verde e a peruca de cabelos arrepiados.

O elenco também era formado por Lester, o Rato (Mark Ritts) e pelas assistentes Rosie (Alana Ubach), Liza (Eliza Schneider) e Phoebe (Senta Moses). Outro personagem recorrente era o cameraman Ney, interpretado pelas mãos de Ron Jancula. Confira:

O programa foi inspirado em uma série de tirinhas de jornal chamada “You Can with Beakman and Jax”, de Jok Church. A ideia do programa era apresentar conceitos científicos para crianças, por meio de experiências, animações e bom humor.

Ao todo, foram produzidos 91 episódios de cerca de 26 minutos, ao longo de 4 temporadas. O programa foi transmitido pela TV Cultura pela primeira vez em 1994 e, posteriormente, na Rede Record, em 1997. “O Mundo de Beakman” também foi exibido na TV Paga, nos anos 2000.

Até hoje, Paul Zaloom interpreta Beakman em shows de divulgação científica. Em 2012, por exemplo, durante uma das suas passagens pelo Brasil, o ator concedeu uma entrevista para a TV Cultura. Assista:

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

55 anos da TV Cultura

Durante três meses, o “Mundo de Beakman” será exibido pela TV Cultura de segunda a sexta, às 19h (horário de Brasília). Na sequência, a emissora também transmitirá outros programas clássicos, como:

  • Segunda, às 19h30: “Confissões de Adolescente”
  • Terça, às 19h30: “O Mundo da Lua”
  • Quinta, às 19h30: “As Aventuras de Tintim”
  • Sexta, às 19h30: “Castelo Rá-Tim-Bum”

Já para o público adulto, a TV Cultura reexibe às 00h, de segunda a sexta, programas como o “Matéria Prima”, “Viola, Minha Viola”, “Provocações”, “MPB Especial”, “Eureka” e “Quem Sabe, Sabe!”, entre outros.

Atendendo a pedidos nas redes sociais, a emissora também está disponibilizando 20 episódios do programa “Rá-Tim-Bum” no streaming Cultura Play.

“Essa é uma forma não só de presentear o público, mas também de homenagear todos os artistas e técnicos envolvidos nessas produções, profissionais que escreveram seus nomes na história da emissora nesses 55 anos”, afirma Eneas Pereira, vice-presidente da TV Cultura, em comunicado.

Infelizmente, outros programas científicos produzidos pela TV Cultura ficaram de fora da programação especial, como a série “Olhando para o Céu”, apresentada pelo professor de física Walmir Thomazi Cardoso; bem como “O Professor”, do também professor de física Antonio Sadao Mori.

Em “Olhando para o céu”, Walmir apresentava — ao longo de 10 episódios — conceitos sobre astronomia e exploração espacial, além de ajudar o público jovem e adulto a reconhecer objetos celestes. O programa tinha apoio do Centro de Divulgação da Astronomia da USP (Universidade de São Paulo) e estreou na TV Cultura em 2 de setembro de 1994. Assista a um dos episódios:

Já o programa “O Professor” tinha foco no público infanto-juvenil, seguindo os mesmos moldes de “O Mundo de Beakman”. Nele, o professor “Sadao” recebia alunos em sua casa para ensinar princípios de física, química e computação. Alguns dos seus alunos foram interpretados por atores como Caio Blat e Cinthya Rachel (a Biba de “Castelo Rá-Tim-Bum”). O programa foi exibido entre 1992 e 1994.

A programação ao vivo da TV Cultura pode ser acompanhada online, diretamente no site da emissora.

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.