Ministério da Ciência do Brasil fará live do lançamento da SpaceX

Transmissão contará com comentários de Marcos Pontes, astronauta brasileiro e atual ministro da pasta.

ministério da ciência do brasil fará live do lançamento da spaceX
Foto do astronauta e ministro Marcos Pontes. Imagem: Geraldo Magela / Agência Senado

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou em suas redes sociais que transmitirá ao vivo o lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX. A transmissão terá comentários de Marcos Pontes, astronauta brasileiro e atual ministro da pasta.

A live terá início nesta quarta-feira, 27, às 17h (horário de Brasília), e será transmitida no canal do YouTube do MCTIC.

O lançamento de hoje marca a retomada das missões tripuladas dos Estados Unidos, desde 2011, quando os ônibus espaciais foram retirados de serviço.

A viagem ao espaço dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken demonstra o amadurecimento do programa espacial comercial do país, por meio do contrato entre a NASA e a empresa privada americana SpaceX.

O MCTIC tem interesse nesse tipo de negócio, permitindo desenvolver atividades espaciais comerciais em solo brasileiro.

Nesta semana, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou um chamamento público, convidando empresas nacionais e internacionais para lançar foguetes orbitais e suborbitais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, localizada no Maranhão.

Em novembro do ano passado, a AEB realizou um fórum para promover uma maior integração da indústria espacial nacional com o ambiente global.

divulgação da live do lançamento da spacex mctic

Além de reunir representantes das agências espaciais dos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia, o evento também recebeu Stephanie Ruth Bednarek, diretora de vendas comerciais da SpaceX, com o objetivo de discutir modelos para o setor espacial brasileiro.

Marcos Cesar Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço. Ele ficou 10 dias em órbita, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), em 2006. O lançamento ocorreu por meio de um acordo entre o governo brasileiro e Roscosmos, a agência espacial russa.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.