MAST e ON lançam livro sobre o histórico ‘Eclipse de Sobral’

Em 1919, fenômeno observado a partir do Brasil ajudou a comprovar a teoria da relatividade geral de Einstein.

Imagem do eclipse solar de 29 de maio de 1919, fotografada a partir do Brasil.
Imagem do eclipse solar de 29 de maio de 1919, fotografada a partir do Brasil. Crédito: Eddington Y Davidson Dyson/Wikimedia Commons.

Na próxima quarta-feira, 29 de setembro, durante evento online, será lançado o livro “O Eclipse de Sobral”. A publicação foi organizada pelo Observatório Nacional (ON) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) , e tem como autores Luiz Alberto Oliveira, Martin Makler e Oscar T. Matsuura.

O lançamento do livro visa celebrar o fenômeno astronômico que entrou para a história, por ter ajudado a comprovar a Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein.

Em 1919, o então diretor do Observatório Nacional, Henri Charles Morize, coordenou uma expedição internacional – composta por brasileiros, ingleses e americanos – à cidade de Sobral, no estado do Ceará, para observar o eclipse solar.

Durante este eclipse, foi possível comprovar que feixes de luz (neste caso, proveniente de estrelas), são encurvados ou desviados ao passar nas proximidades de um forte campo gravitacional (neste evento, o Sol).

Ao comparar fotografias de estrelas tiradas à noite com aquelas do momento do eclipse total, foi possível perceber um pequeno desvio na posição das estrelas que estavam próximas da borda do Sol, como era previsto na teoria de Einstein.

“A participação ativa do Observatório Nacional e a sua integração em um projeto internacional tão importante foi uma das primeiras demonstrações do protagonismo da ciência brasileira em nível mundial”, ressaltou o atual diretor do Observatório Nacional, João dos Anjos.

Einstein chegou a fazer uma visita ao Brasil, em 1925, em reconhecimento à importante contribuição realizada em Sobral à sua teoria.

“A questão que minha mente formulou foi respondida pelo radiante céu do Brasil”, afirmou Einstein na época, durante um almoço no Hotel Copacabana Palace, na cidade do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

O livro “O Eclipse de Sobral” é dividido em três partes, sendo o primeiro fazendo um resgate da concepção do mundo antes da teoria de Einstein, a segunda com um relato sobre as expedições à Sobral (incluindo o planejamento e as dificuldades), e a última sobre outras previsões teóricas que só foram descobertas recentemente.

Além do registro detalhado, a publicação contará com imagens do acervo do ON e do MAST.

O lançamento do livro ocorrerá em um evento online, no canal do MAST no Youtube, no dia 29 de setembro, a partir das 14h30 (horário de Brasília). A live será mediada por Christina Barboza, historiadora e pesquisadora da Coordenação de Pesquisa e Arquivo do MAST.

albert einstein no museu nacional
Foto de Einstein durante visita ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Crédito: Museu Nacional/Wikimedia Commons.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.