“Marte Um” entra na corrida por uma vaga no Oscar 2023
Longa concorrerá a uma indicação na disputada categoria “Melhor Filme Internacional” do Oscar. Filme traz garoto que sonha se tornar um astrofísico.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) selecionou o filme “Marte Um” para representar o Brasil em uma potencial vaga na premiação do Oscar 2023 – na categoria de “Melhor Filme Internacional”.
Além de “Marte Um”, outros cinco filmes brasileiros estavam na disputa. A seleção foi feita por uma comissão independente formada por 19 membros, em uma eleição realizada em dois turnos. O anúncio foi feito nesta última segunda-feira (5).
Após a inscrição do longa brasileiro, é preciso aguardar a Academy of Motion Picture Arts and Sciences revelar os 15 filmes estrangeiros finalistas — que serão divulgados no próximo dia 21 de dezembro. Em 24 de janeiro de 2023, a Academia do Oscar anuncia a lista final com os cinco filmes indicados para a premiação.
A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 12 de março de 2023.
“Marte Um” aborda afeto e esperança
O longa selecionado para concorrer a uma indicação ao Oscar foi escrito e dirigido pelo cineasta Gabriel Martins. O filme se autointitula como um “conto brasileiro de esperança e estrelas”, ao mostrar um garoto da periferia de Minas Gerais que sonha em se tornar um astrofísico e participar de um projeto de colonização do planeta Marte.
Apesar de o pai do menino sonhar que ele se torne um jogador de futebol, Deivid (interpretado por Cícero Lucas) passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.
“Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças”, diz a sinopse do filme. O trailer pode ser visto abaixo:
O filme foi gravado no final de 2018, nas cidades mineiras de Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima e teve um custo de produção de R$ 1,2 milhão. A produção tem uma equipe e elenco majoritariamente formada por negros, com o objetivo de trazer protagonismo a essa parcela da população.
“Marte Um” estreou mundialmente no Festival de Sundance, em janeiro passado, recebendo críticas elogiosas. Além disso, recebeu quatro prêmios durante o último Festival de Gramado, nas categorias “Melhor Filme do Júri Popular”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Trilha Musical” e “Prêmio Especial do Júri”.
O filme de 114 minutos estreou nos cinemas brasileiros no último dia 25 de agosto — inicialmente em 33 salas pelo país.
VEJA MAIS
- Séries e filmes de espaço que estreiam em setembro de 2022
- “Poeira Lunar”, de Arthur C. Clarke, ganha nova edição brasileira
- Os principais filmes sobre espaço que estreiam nos próximos meses
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor