“Marte Um” é pré-selecionado para concorrer ao Oscar 2023

Filme brasileiro conta a história de garoto da periferia que sonha em se tornar astrofísico e participar de um projeto de colonização marciana.

Cena do filme "Marte Um".
Cena do filme “Marte Um”. Imagem: YouTube/Reprodução

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou que o filme “Marte Um”, do cineasta Gabriel Martins, foi um dos pré-selecionados para concorrer a uma indicação ao Oscar 2023. Recentemente, o filme levou quatro prêmios durante a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Entre eles, estão o prêmio especial do júri, de roteiro, de trilha musical, além de melhor filme pelo voto popular.

O longa-metragem traz na trama um garoto da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que sonha em ser um astrofísico. Ele quer participar da missão “Marte Um” – um projeto que tem o objetivo de colonizar o planeta vermelho.

“Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte”, diz a sinopse – que tem produção da Filmes de Plástico Produções Audiovisuais.

O filme está em exibição nos cinemas brasileiros desde o último dia 25 de agosto. O trailer pode ser visto abaixo:

Outros filmes na disputa pelo Oscar 2023

Além de “Marte Um”, também foram pré-selecionados os filmes brasileiros:

  • A Mãe, de Cristiano Burlan
  • A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky
  • Carvão, de Carolina Markowicz
  • Pacificado, de Paxton Winters
  • Paloma, de Marcelo Gomes

O filme que representará o Brasil na disputa pelo Oscar será revelado na próxima segunda-feira, 5 de setembro – após uma eleição que será realizada em dois turnos por uma comissão brasileira formada por 19 membros.

A produção escolhida concorrerá a uma vaga na categoria de “Melhor Filme Internacional”, durante a 95ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, que ocorrerá no ano que vem.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.