Mark Kelly se torna o 4º astronauta eleito para o Congresso dos EUA

Ex-astronauta da NASA comparou a campanha ao treinamento para uma missão espacial.

Foto do astronauta Mark Kelly
Foto do astronauta Mark Kelly. Crédito: NASA

O ex-astronauta da NASA, Mark Kelly, foi eleito senador após votação na última terça-feira (3). Ele se torna o quarto astronauta a receber uma cadeira no Congresso dos Estados Unidos.

Kelly é do Partido Democrata e venceu por uma margem de 53% a 47%, incluindo os votos pelo correio, derrotando Martha McSally, uma republicana e ex-piloto de combate da Força Aérea dos EUA.

Ele irá representar o estado americano do Arizona no Senado americano.

Antes de entrar na política, o astronauta já viajou quatro vezes ao espaço, sendo a última em maio de 2011, quando ele foi comandante do penúltimo voo dos ônibus espaciais. Ele registrou mais de 54 dias em órbita.

Ele se aposentou como astronauta após a NASA aposentar o programa de ônibus espaciais.

Política Espacial

Em sua campanha, Mark não comentou sobre política espacial, mas enfatizou a sua carreira como militar e astronauta.

Em discurso, ele chegou a comparar a campanha como o treinamento para uma viagem espacial.

“Esta missão não termina com a contagem do último voto. Isso é apenas o começo. Quando eu estava na NASA, treinávamos dois anos para uma missão de ônibus espacial. Dois anos antes estávamos na rampa de lançamento prontos para partir, e então o trabalho começa. E agora, o trabalho começa”, lembrou.

Outros dois candidatos envolvidos com questões espaciais perderam a disputa à reeleição.

VEJA MAIS

É o caso da deputada Kendra Horn, que perdeu a disputa por 52% a 48%. Ela serviu como presidente do subcomitê espacial do Comitê de Ciência da Câmara, onde apresentou um projeto de lei que alterava alguns aspectos das missões de exploração da Lua pela NASA.

Já o senador Cory Gardner, um dos principais patrocinadores do projeto de lei sobre o clima espacial e que também discutia questões do espaço na segurança civil e nacional, não conseguiu sua cadeira por uma margem de 54% a 44%.

Além de Kelly, outros astronautas foram eleitos para o Congresso. É o caso de John Glenn, primeiro americano a entrar em órbita, Harrison Schmitt, que caminhou na Lua durante a Apollo 17, e Jack Swigert, da Apollo 13.

Dois congressistas também foram escolhidos para voar no ônibus espacial como observadores do Congresso e especialistas em carga útil em um momento em que a NASA estava trabalhando para abrir o voo espacial para “cidadãos passageiros”.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *