Japoneses querem ser os primeiros a filmar Marte em 8K

Nova sonda da JAXA será enviada para o planeta vermelho em 2024.

Concepção artística da sonda japonesa MMX se aproximando de Marte e sua lua Fobos.
Concepção artística da sonda japonesa MMX se aproximando de Marte e sua lua Fobos. Crédito da Imagem: JAXA/NHK

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) fechou uma parceria com a NHK, empresa pública de radiodifusão do Japão, com o objetivo de desenvolver um conjunto de câmeras que permite filmar no espaço em 4K e 8K.

A nova câmera será instalada na Martian Moons Exploration (MMX), uma sonda japonesa que será lançada em 2024 para explorar Marte e seus satélites.

A missão vai estudar a origem dos satélites marcianos (Fobos e Deimos) e o processo evolutivo do planeta Marte. A sonda também deverá pousar em Fobos, coletar amostras da superfície e retornar à Terra.

A intenção é que os vídeos em Ultra Full HD de Marte e suas luas sejam transmitidas para a Terra. As imagens originais serão gravadas em um cartão de memória dentro da cápsula de retorno da MMX.

“Seremos capazes de transmitir o encanto de um novo mundo que não poderia ser visto antes para muitas pessoas de forma mais vívida e emocional”, disse um comunicado da JAXA.

A NHK já instalou uma câmera de alta definição no explorador lunar “Kaguya” e tem captado imagens espaciais de alta definição a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) com uma câmera 4K.

Se tudo correr bem, a sonda MMX deve chegar em Marte em 2025.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.