IBM lança canal gratuito de ensino da astronomia

Plataforma online de educação busca capacitar jovens e adultos em temas como sustentabilidade, ciência, astronomia e astrofísica.

Criança brinca com astronauta de brinquedo próximo de maquete com planetas e foguete.
Criança brinca com astronauta de brinquedo próximo de maquete com planetas e foguete. Crédito da imagem: IBM/Divulgação

A partir de uma parceria com o Observatório Nacional (ON) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a IBM está lançando no Brasil um canal dedicado à astronomia em sua plataforma de educação digital, o Open P-TECH.

O conteúdo foi pensado para estudantes, docentes e representantes de instituições de ensino de todo o Brasil, mas a plataforma também pode ser acessada pelo público geral.

Por meio da Open P-TECH, o ON está compartilhando conteúdos de ensino relacionados à introdução à astronomia, ciências planetárias, cosmologia, entre outros.

“O Observatório Nacional possui em seu DNA a missão de levar o conhecimento de ciências, como a astronomia, para a sociedade e esta parceria com a IBM nos permitirá expandir o alcance de nosso vasto acervo sobre astronomia com os estudantes de ensino médio e professores do Open P-TECH, ajudando a motivar nestes jovens o aprendizado de importantes habilidades profissionais do futuro”, afirma Ricardo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional.

Já a FAPESP inclui aulas sobre o Sistema Solar, buracos negros, nebulosas e exoplanetas.

“A FAPESP e a IBM são parceiras de longa data em iniciativas que impulsionam o ecossistema de inovação e educação no Brasil e poder contribuir com conteúdo de astronomia para o Open P-TECH é uma forma a mais de colaborarmos, também, com a formação de jovens estudantes do ensino médio, abrindo as portas para que conheçam um pouco mais dessa fascinante disciplina que é a astronomia”, afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.

A plataforma também oferece um recurso holográfico e uma experiência 360º de realidade aumentada sobre os astros, desenvolvida pela startup UXart, que é parte do Startup with IBM.

Capacitação de jovens

Com a iniciativa, a IBM pretende promover o conhecimento e a aplicação de tecnologias disruptivas em áreas relacionadas à sustentabilidade, ciência, astronomia e astrofísica, despertando assim a curiosidade de jovens e formando a força de trabalho do futuro.

“Em tempos de distanciamento social, a tecnologia nos conecta, nos une e nos empodera. Queremos despertar a curiosidade dos jovens para que comecem a explorar o mundo das ciências e tecnologia com uma perspectiva sustentável desde cedo”, explicou Flavia Roberta Silva, chefe de responsabilidade social corporativa da IBM América Latina.

VEJA MAIS

Plataforma Open P-TECH

A Open P-TECH está disponível em mais de 130 países, contando com mais de 130 mil alunos e professores. Só na América Latina, a plataforma conta com 47 mil usuários registrados.

Além do Brasil, a IBM também está oferecendo conteúdos astronômicos em espanhol para usuários da América Latina.

A plataforma digital também oferece capacitação em ciências de dados, inteligência artificial, nuvem, blockchain e cibersegurança.

O acesso na Open P-TECH pode ser feito clicando aqui.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.