Estados Unidos lançam missão secreta ao espaço

Poucos detalhes sobre a carga útil e a finalidade do drone espacial foram divulgados.

estados unidos lançam missão secreta ao espaço
Técnicos fazem verificações no X-37B, após o seu pouso em 7 de maio de 2017. Imagem: Força Aérea dos Estados Unidos.

Neste domingo, 17, Força Espacial Americana lançou o drone X-37B para mais uma missão secreta no espaço. O lançamento ocorreu um dia após o previsto, devido às más condições climáticas na Flórida, nos Estados Unidos.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Esta é a sexta viagem do veículo ao espaço, uma espécie de ônibus espacial robótico em miniatura. Ele foi lançado por um foguete Atlas V e deve permanecer em órbita durante meses.

Nos cinco lançamentos anteriores, os Estados Unidos não revelaram o que o drone transportava em seu interior nem mesmo quais eram os objetivos das missões. Em sua última viagem, por exemplo, a nave ficou no espaço por 780 dias, voltando à Terra em 27 de outubro de 2019. Somando todas as missões, ele acumula 2.865 dias em órbita.

Desta vez, porém, foi divulgada uma parte da missão. A Força Espacial declarou que o X-37B levará um “módulo de serviço”, o PRAM-FX, contendo experimentos científicos. Não está claro se essa é a primeira vez que isso acontece.

🤓 VEJA MAIS

📷 Fotógrafo revela como tirar foto da Lua com o celular
🧑‍🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

Entre as tarefas programadas está o lançamento de um satélite, o FalconSat-8, que funciona como uma plataforma de testes para o órgão militar.

Outro experimento divulgado é a tentativa de transformar energia solar em micro-ondas e então transmiti-la para a Terra. Tal tecnologia já era imaginada no século XIX, no qual uma grande matriz solar em órbita, fora dos efeitos atmosféricos ou das nuvens, poderia gerar um fluxo quase constante de energia limpa para o nosso planeta.

Apesar do seu possível uso civil, as forças armadas americanas têm interesse nesta tecnologia. Um feixe de micro-ondas poderia abastecer comboios de caminhões em bases militares situados em países estrangeiros ou alimentar drones sem que eles precisem aterrissar para reabastecer.

Para missões futuras, estuda-se a possibilidade de utilizar o PRAM-FX e o drone espacial para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.