China lança com sucesso o seu mais novo foguete
Decolagem marca retomada do programa espacial tripulado chinês.
Nesta terça-feira, 5, a agência espacial CNSA, da China, lançou com sucesso o seu novo foguete de grande porte, o Long March-5B, carregando uma espaçonave experimental de nova geração. A decolagem ocorreu às 7h00 (horário de Brasília), a partir do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, na China. Após um voo de cerca de 8 minutos, as cargas se separaram do corpo do foguete e entraram em órbita como o planejado.
Por se tratar de um teste, o foguete não levou taikonautas a bordo. A nave permanecerá no espaço por dois dias, fazendo manobras orbitais automáticas.
O Long March-5B é a quarta variante da série Long March-5 e foi desenvolvido para enviar ao espaço a nova nave espacial tripulada da China, que pode transportar até 7 taikonautas, além de proporcionar mais segurança e conforto para os seus ocupantes.
O novo foguete tem 53,66 metros de altura, aproximadamente do tamanho de um prédio de 18 andares. Ele tem capacidade de transportar cargas de 22 toneladas, o que permitiria enviar para o espaço de uma só vez três laboratórios da antiga estação espacial Tiangong-1.
O lançamento bem-sucedido sinaliza uma nova era para o programa espacial tripulado da China, incluindo a construção de uma nova estação espacial, prevista para entrar em operação em 2022.
A nova estação será em forma de T com o módulo principal no centro e uma cápsula laboratorial em cada lado. O módulo principal — com 16,6 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro —, será o centro de gerenciamento e controle.
A CNSA pretende fazer mais dois lançamentos neste ano, sendo uma sonda para Marte e outra para a Lua, esta última retornando para a Terra com amostras lunares.
VEJA MAIS
- China lança com sucesso o seu mais novo foguete
- China dá sinal verde para missão marciana
- China lança último satélite da constelação Beidou
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor