MAST lança no YouTube série inédita de astronomia
Vídeos retratam o cotidiano de uma família interessada por objetos celestes.
Nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2021, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) lança no YouTube a série de vídeos em curta-metragem “Astronomia em Doses”, que retrata o cotidiano de uma família interessada por cometas, asteroides, estrelas, planetas e outros objetos celestes.
A série de vídeos de divulgação científica foi elaborada por uma equipe da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEdu) e busca tirar dúvidas comuns sobre temas astronômicos.
No primeiro episódio, chamado de “A Forma da Terra”, a jovem Sofia e o avô Sabino precisam ajudar um colega (Zap) a entender o formato do nosso planeta. Para isso, eles recorrem à equipe do MAST para descobrir diferentes maneiras de mostrar que a Terra é esférica.
“É nesse momento que a neta e o avô sentem a necessidade de entrar em contato com o MAST: quando a conexão completa, aparece na tela algum mediador ou mediadora da COEdu para explicar as questões levantadas por eles, avançando um pouco mais no conhecimento sobre o Universo”, diz o MAST em comunicado à imprensa.
Nos episódios seguintes serão abordados temas como “Cruzeiro do Sul e os Pontos Cardeais” e “O Que é Preciso Para Viver em Outros Planetas”.
VEJA MAIS
- Discovery+ chega ao Brasil com 40 documentários astronômicos
- MAST e ON lançam livro sobre o histórico ‘Eclipse de Sobral’
Astronomia em Doses
O projeto também possibilita que as pessoas enviem dúvidas astronômicas para a Equipe da COEdu, por meio do e-mail astronomiaemdoses@mast.br. Os questionamentos mais recorrentes poderão ser tema de novos vídeos do “Astronomia em Doses”.
Ao todo serão nove episódios, sendo disponibilizados semanalmente (às sextas-feiras) no canal do YouTube do MAST, até o início de 2022.
Fonte: Assessoria de Imprensa MAST.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor