MAST realiza série de lives ao vivo nesta semana

Iniciativa faz parte da ’15ª Primavera de Museus’.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza entre os dias 21 e 25 de setembro uma série de lives ao vivo com o objetivo de divulgar a ciência e a astronomia. A iniciativa faz parte da 15ª Primavera de Museus, coordenada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

banner iphone 16

A temporada cultural busca contribuir no despertar da população brasileira em diferentes áreas de conhecimento, assim como ressaltar a importância das memórias e valor científico-cultural dos museus brasileiros.

Neste ano, serão 1.700 atividades a serem realizadas simultaneamente por Museus de várias cidades do país. Para 2021, a temática será “Museus: perdas e recomeços”, estimulando reflexões sobre o momento da pandemia atual e a sua recuperação.

No caso do MAST serão quatro atividades online, conforme a seguir:

21/09/2021 – Olhares sobre as Preciosidades do MAST – Fotoheliógrafo

A transmissão faz parte do projeto “Olhares Sobre as Preciosidades do MAST”, apresentando ao público histórias e particularidades de instrumentos astronômicos que estão no acervo no museu. Para a 15ª Primevera de Museus, o instrumento escolhido é o fotoheliógrafo, um patrimônio do MAST, que permite projetar a imagem do disco solar em um anteparo, tornando a observação do Sol mais segura.

A transmissão será feita pelo canal do MAST no YouTube (link abaixo), na terça-feira, 21 de setembro, a partir das 15h (horário de Brasília).

banner echo show 5

23/09/2021 – Invenção & Imaginação – Especial Marie Curie

A live vai explorar a vida e história da física Marie Curie, a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física, e a única a receber o mesmo prêmio duas vezes, também na área de Química.

A iniciativa faz parte do projeto “Invenção & Imaginação – Arte e Ciência em Diálogo”, realizado a partir da parceria entre o MAST, Goethe-Institut e também o Escritório do Livro e Coordenação das Mediatecas Francesas da Embaixada da França no Brasil.

Além desta transmissão, o projeto também fará lives sobre Julio Verne, Fritz Lang e Johannes Kepler, em outubro, novembro e dezembro, respectivamente. As inscrições grátis para esses eventos podem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

O evento sobre a Marie Curie será na quinta-feira, também às 15h, por meio do canal no YouTube da Cooperação Cultural Franco Alemã no YouTube.

banner bolsinhas

24/09/2021 – Céu de Histórias

Nesta live, o Museu de Astronomia e Ciências Afins vai apresentar dois vídeos com contos de tradição oral sobre as observações dos astros a partir da perspectiva de povos tradicionais.

Três episódios desta série já foram lançados na Semana Nacional de Museus em 2021. Nesta semana, os dois vídeos inéditos são “Como Surgiu a Escuridão” (de Serra Leoa, na África) e “O Nascimento das Estrelas” (dos indígenas Bororo, de Mato Grosso).

A transmissão será feita pelo canal do YouTube do MAST, na sexta-feira, 24 de setembro, às 10h.

Banner do evento Primavera dos Museus 2021

25/09/2021 – Coleções Mirins

Para encerrar, o MAST vai realizar um evento interativo voltado para crianças, para que elas possam apresentar suas coleções caseiras, como livros, figurinhas, brinquedos, instrumentos musicais, entre outros. A ideia é que elas apresentem suas coleções e compartilhem as suas concepções sobre coleções e museus.

A atividade ocorrerá no sábado, 25 de setembro, às 10h por meio da plataforma Google Meet. Os interessados precisam se inscrever por meio do formulário disponibilizado pelo MAST. O link para participação será enviado no dia do encontro.

banner fire tv stick

Reabertura do MAST

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, no Morro de São Januário, Bairro Imperial de São Cristóvão, o Museu de Astronomia e Ciência Afins tem a missão de ampliar o conhecimento científico e tecnológico da sociedade, além de preservar o acervo do Observatório Nacional (ON), como instrumentos científicos, máquinas, equipamentos, mobiliários e esculturas.

Regularmente, o MAST realiza explosões e atividades planejadas abertas ao público, como oficinas, palestras, visitas, além de observação do céu.

Porém, desde março de 2021, o museu está fechado temporariamente por conta da pandemia. Nesta última semana, o MAST publicou portaria no Diário Oficial da União na qual estabelece que o museu retorna gradualmente às atividades presenciais somente a partir de 3 de janeiro de 2022. Inicialmente, este retorno estava previsto para 1º de outubro deste ano.

Nesse meio tempo, o museu tem promovido o projeto “MAST em CASA”, oferecendo atividades, vídeos e lives ao vivo por meio das redes sociais.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAST

Luneta centenária do MAST
Imagem: MAST/Divulgação

VEJA MAIS

📱 >>> Veja celulares em oferta na Amazon, acessando aqui!

Tags:

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.