Empresa quer enviar missão privada para Vênus

Objetivo é procurar por potenciais sinais de vida na atmosfera do planeta.

empresa privada quer enviar missao para venus
Vênus captado pela sonda Mariner 10, em 1974. Imagem: NASA / JPL-Caltech

“Estou loucamente apaixonado por Vênus”, disse Peter Beck, CEO da Rocket Lab, durante uma live transmitida no YouTube. Fundada em 2006, a Rocket Lab é uma empresa privada dos Estados Unidos que fabrica foguetes e satélites. A companhia que tem feito voos até a órbita terrestre está com planos para se tornar interplanetária em breve.

Durante o evento online, Peter anunciou que sua companhia está trabalhando para enviar em 2023 uma missão privada para Vênus.

Não apenas isso, mas ele disse que seu objetivo é procurar sinais de vida nas nuvens do planeta.

No passado, Vênus era um mundo parecido com a Terra, com rios, lagos e oceanos, durante bilhões de anos. Então, um efeito estufa descontrolado transformou a superfície venusiana, tornando o planeta completamente seco, com temperaturas altas o suficiente para derreter o chumbo e pressões atmosféricas esmagadoras.

Se a vida chegou alguma vez a existir em Vênus, ela pode ter se refugiado na atmosfera. Muitos cientistas acreditam na existência de regiões habitáveis a cerca de 50 km acima da superfície, onde as temperaturas e pressões são mais amenas.

Para chegar lá, a empresa deve utilizar o seu foguete Electron, que recebeu um aumento em seu desempenho, permitindo não apenas lançar cargas mais pesadas em órbita terrestre baixa, mas também uma missão interplanetária.

“Vamos aprender muito no caminho até lá, e vamos tentar ver se podemos descobrir o que há naquela zona atmosférica”, disse o executivo da empresa espacial.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.