Cientistas suecos encontram 45 planetas parecidos com a Terra
Semelhanças vão desde a composição química da atmosfera até a presença de água líquida na superfície.
Uma equipe de astrônomos da Universidade de Tecnologia de Luleå, na Suécia, acaba de anunciar a descoberta de pelo menos 45 exoplanetas parecidos com a Terra. A semelhança vai desde a composição da atmosfera até a presença de água líquida na superfície.
Para chegar a essa conclusão os pesquisadores desenvolveram um novo método para testar a habitabilidade dos exoplanetas. A ideia foi criar um modelo para estudar a composição das atmosferas desses planetas distantes, bem como a velocidade com que esses gases escapam para o espaço.
A partir da teoria cinética dos gases e da análise dos dados espectrais de baixa resolução das atmosferas foi possível determinar a composição química e a temperatura média dos exoplanetas.
Inicialmente, os astrônomos testaram 55 mundos já catalogados e que se encontram na chamada zona habitável de suas respectivas estrelas. Usando o novo modelo, foi possível identificar 17 planetas que atendiam aos critérios estabelecidos pela equipe.
Isso levou os cientistas suecos a aumentar os planetas pesquisados e descobrir mais 28 deles que não estavam catalogados como habitáveis, totalizando os 45 planetas anunciados.
Diante do resultado, os pesquisadores sugerem que o conceito de “zona habitável” seja revista. Eles sustentam que a capacidade de hospedar uma atmosfera como a nossa e suportar água líquida estável na superfície — um critério amplamente aceito para sustentar a vida — sejam adicionados à definição de habitabilidade.
O estudo foi publicado nesta quarta-feira, 9, no The Royal Society Publishing.
Esse tipo de pesquisa é importante, pois ajuda a concentrar os estudos naqueles exoplanetas que tem mais chances de se encontrar vida.
VEJA MAIS
- Rover da NASA testa nova técnica para buscar vida extraterrestre
- Estudo resolve mistério do ‘sinal alienígena’ de Próxima Centauri
- Incêndio nos Estados Unidos ameaça destruir antenas do projeto SETI
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor