Ciência no Cinema terá debate sobre “Perdido em Marte” em SP

Filme dirigido por Ridley Scott aborda a resiliência e engenhosidade de um astronauta sobrevivendo sozinho no planeta Marte.

Cena do filme "Perdido em Marte" (2015). Imagem: Twentieth Century Fox
Cena do filme “Perdido em Marte” (2015). Imagem: Twentieth Century Fox

Nesta terça-feira (23), o Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realiza mais uma edição do projeto “Ciência no Cinema”, na cidade de São Paulo/SP. Em parceria com o Reag Belas Artes, será exibido o filme “Perdido em Marte”, seguido de uma debate sobre o longa com o divulgador científico Bruno Dias.

Dirigido por Ridley Scott e baseado no livro homônimo de Andy Weir, o filme de 2015 acompanha o astronauta Mark Watney (interpretado por Matt Damon), dado como morto após uma tempestade de areia forçar sua tripulação a evacuar o planeta Marte. 

Porém, Watney sobrevive e se encontra sozinho no planeta vermelho. Por ter suprimentos limitados, ele precisa usar toda a sua criatividade e conhecimento científico para sobreviver, cultivar alimentos e encontrar uma maneira de avisar à Terra que continua vivo.

A trama aborda não apenas a capacidade de resiliência do astronauta solitário, mas também a necessidade da engenhosidade humana para viver em um planeta hostil. 

O longa recebeu 7 indicações ao Oscar 2016, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator, para Matt Damon, mas terminou sem nenhuma estatueta. 

Por outro lado, o filme venceu os prêmios de Melhor Diretor para Ridley Scott do Saturn Award e também do Christopher Awards. Recebeu ainda o prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical, bem como Melhor Ator de Filme de Comédia ou Musical para Matt Damon, ambos do Globo de Ouro. Reveja o trailer:

Ciência no Cinema

Após a exibição do filme “Perdido em Marte”, o debate do Ciência no Cinema será comandado pelo físico e divulgador científico Bruno Leonardo do Nascimento Dias. Ele é mestre em física pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e doutor em Física pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Atualmente, Bruno é pesquisador na USP (Universidade de São Paulo) e promove eventos de divulgação científica presenciais por meio do projeto Nupesc (Núcleo de Pesquisa de Ciências), além de ter um canal no YouTube.

Além disso, ele é autor dos livros “Decifrando Marte” e “Astrobiologia e a origem da vida em 6 lições

ciencia no cinema perdido em marte

O projeto Ciência no Cinema existe desde 2023 e já teve edições sobre outros filmes espaciais, como, por exemplo, “Contato”, “A chegada”, “Estrelas Além do Tempo”, “Gravidade”, “Duna”, e “2001 – Uma Odisseia no Espaço”.

Após “Perdido em Marte”, a próxima edição será no dia 4 de agosto, sobre o filme “Divertida Mente 2”, com debate da pesquisadora na área de neurociências cognitivas, Anália Arélavo.

Serviço:

Quando: 23 de julho de 2024 às 19h30
Onde: Cinema Reag Belas Artes, Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo/SP
Duração do filme: 2h21m
Ingressos: R$ 11 (meia) ou R$ 22 (inteira) + taxas de serviço. Adquirir aqui!

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.