Após 57 anos, Radiotelescópio de Arecibo entra em colapso

Plataforma de instrumentos caiu, destruindo o disco defletor. Confira as fotos e vídeos dos danos.

danos no radiotelescopio de arecibo 1

Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o radiotelescópio do Observatório de Arecibo entrou em colapso, depois que a sua plataforma de instrumentos desabou sobre o disco refletor. A estrutura pesava 900 toneladas e caiu de uma altura de 120 metros. Ninguém ficou ferido, mas a antena de 305 metros de largura foi gravemente avariada.

As análises iniciais indicam que a seção superior de todas as três torres de suporte do telescópio se quebrou e caiu fora da área da antena. A Cúpula Gregoriana está sobre o disco e a plataforma está na borda do outro lado do prato.

Já o centro de aprendizagem do observatório, localizado perto da Torre 12, parece ter sofrido muitos danos causados ​​pela queda de cabos. 

A falha estrutural já era prevista por engenheiros, após o rompimento de dois cabos de sustentação. Diante do risco de desabamento, em 19 de novembro passado a National Science Foundation (NSF) havia anunciado a desativação e demolição controlada do radiotelescópio.

No último fim de semana, a governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, chegou a fazer um apelo para que o radiotelescópio não fosse desativado.

Segundo a University of Central Florida (UCF), que integra o consórcio que opera o observatório, equipes vão realizar uma avaliação completa dos danos o mais rápido possível e tomar medidas para conter quaisquer danos ambientais causados ​​pela estrutura ou seus materiais.

O radiotelescópio utilizava contrapesos de chumbo e há o risco deles contaminarem um aquífero próximo, que abastece a população local.

VEJA MAIS

“Sabíamos que essa era uma possibilidade, mas ainda assim é de partir o coração ver. A segurança do pessoal é nossa prioridade número um. Já temos engenheiros no local para ajudar a avaliar os danos e determinar a estabilidade e segurança da estrutura restante. Continuaremos a trabalhar com a NSF e outras partes interessadas para encontrar maneiras de apoiar a missão científica em Arecibo”, diz Elizabeth Klonoff, vice-presidente de pesquisa da UCF.

Inaugurado em 1963, o radiotelescópio era utilizado por cientistas de todo o mundo para realizar pesquisas nas áreas de ciências atmosféricas, ciências planetárias, radioastronomia e astronomia de radar.

Confira abaixo as fotos da destruição do Radiotelescópio de Arecibo.

danos no radiotelescopio de arecibo 2
danos no radiotelescopio de arecibo 3
danos no radiotelescopio de arecibo 4
https://twitter.com/futuroastronomo/status/1334577393705635841

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.