Morre astrônomo Irineu Gomes Varella vítima de Covid-19
Apaixonado por astronomia desde pequeno, ele se tornou uma grande referência para estudantes, pesquisadores e divulgadores científicos.
Na última sexta-feira, 14, faleceu o astrônomo e professor Irineu Gomes Varella, aos 68 anos, vítima de Covid-19. Ele é considerado um dos principais educadores e divulgadores da astronomia no Brasil.
Ele começou a trabalhar no Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo em 1968, tendo ocupado o cargo de diretor-geral da Instituição de 1980 a 2002, promovendo a realização de 290 cursos semestrais e 10 mil apresentações de planetário, para um público de 2 milhões de pessoas.
Irineu também esteve envolvido no projeto do segundo planetário da cidade de São Paulo, criando e implementando o Planetário do Carmo.
Além do seu trabalho presencial, ele mantinha o site Uranometria Nova, dedicado à astronomia observacional e divulgação científica.
Ele era apaixonado por astronomia desde os 14 anos. “Vi um eclipse do Sol em 1966 e decidi que seria astrônomo”, diz o professor em seu perfil no Facebook.
Formado em Física (bacharel) e Matemática (licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP), ele também era mestre em Ciências e Astrometria, também pela USP, e especializado em Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul.
“Ao longo de toda sua vida, dedicou-se com muito amor e intensidade ao ensino e a divulgação científica, tanto no que diz respeito ao contato com o público como nos bastidores junto a inúmeros outros colegas com quem compartilhava as mesmas intenções e objetivos”, diz a nota de pesar emitida pela Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB).
Em respeito e admiração pelo seu trabalho na divulgação da Astronomia, o Futuro Astrônomo presta suas condolências aos familiares e amigos.
Sobre o Autor