C/2023 A3: como observar o “Cometa do Século” no Brasil
“Cometa do Século” está brilhando no céu do amanhecer. Porém, existe a expectativa de que ele seja desintegrado pelo Sol.
Nesta sexta-feira (27), o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) – que tem sido apelidado de o “Cometa do Século” – atinge o periélio (o ponto mais próximo do Sol), chegando a 58 milhões de km da estrela. O cometa pode ser observado ao amanhecer em países do hemisfério sul, incluindo o Brasil.
O cometa está brilhando atualmente na magnitude 2,6, o que significa que ele pode ser observado tanto por binóculos como também a olho nu (sem instrumentos).
>> veja também: Calendário astronômico: Os eventos do céu de setembro de 2024
Para observar o cometa, basta olhar na direção do horizonte leste, por volta das 5h da manhã, antes do nascer do sol. O cometa estará bem baixo no horizonte, o que significa que você precisará estar em um local que tenha um horizonte sem montanhas, árvores ou prédios, além de um local sem muita poluição luminosa.
Com o passar dos dias, o cometa surge no céu cada vez mais baixo no horizonte. Então, a partir do dia 7 de outubro, ele estará muito próximo do sol para ser observado.
Caso o cometa sobreviva à passagem próxima do Sol, já a partir de 12 de outubro ele passa a ser observado ao anoitecer, logo após o pôr do sol, desta vez no horizonte oeste. Porém, ele também estará muito próximo do horizonte.
Em outubro, ele também deve ter um brilho em torno de 2 a 3 de magnitude, por conta de sua aproximação com a Terra.
Este brilho é próximo ao do famoso cometa Hale Bopp, de 1997, um dos mais brilhantes do século passado. É por isso que o C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) tem sido chamado de o “Cometa do Século”.
Confira modelos de binóculos indicados para observar cometas:
➤ Binóculo Astronômico Celestron Skymaster 12×60 Bk4
➤ Binóculo Astronômico Celestron Skymaster 15-35×70 Bk4
➤ Binóculo Celestron Skymaster Pro 15×70 Porro Prism
Descoberta do “Cometa do Século”
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi descoberto de forma independente por dois observatórios. Ele foi avistado pela primeira vez na Estação XuYi, do Observatório da Montanha Púrpura, na China, no dia 9 de janeiro de 2023, e pelo projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial Impact Last Alert System), na África do Sul, cerca de 44 dias depois.
Inicialmente, ambos observatórios catalogaram o corpo celeste como um possível asteroide. Porém, após análises de arquivos captados meses antes pelo Observatório Palomar, nos EUA, descobriu-se que ele tinha uma aparência cometária.
A temporada de visibilidade do cometa C/2023 A3 iniciou na última semana de maio de 2024, brilhando na 10ª magnitude, sendo assim observável através de telescópios.
Caso sobreviva à passagem pelo Sol, a máxima aproximação do cometa da Terra será no próximo dia 12 de outubro, quando ele chegará a cerca de 71 milhões de km do nosso planeta.
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor