Sinais de vida? Cientistas encontram fosfina na atmosfera de Vênus

Descoberta do gás pode ser um forte indicador de presença biológica no planeta.

Planeta Vênus fotografado pela Mariner 10 em 1974.
Planeta Vênus fotografado pela Mariner 10 em 1974. Crédito: NASA

Pesquisadores da Universidade Cardiff, no Reino Unido, e da Universidade de Manchester e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, acabam de anunciar a descoberta da presença de fosfina na atmosfera de Vênus.

A fosfina é um gás tóxico incolor com um odor de alho e peixe morto. Ele é apontado pelos astrobiólogos como uma “bioassinatura”, ou seja, um forte indicador da possível presença de vida como a conhecemos.

Na Terra, por exemplo, o gás é produzido por organismos anaeróbicos, que não necessitam de oxigênio para sobreviver.

Os cientistas acreditam que outros mecanismos abióticos (ou seja, aqueles que não envolvem vida) não seriam capazes de produzir a quantidade de fosfina detectada. Além disso, o gás foi encontrado em uma camada de nuvens onde as temperaturas são muito próximas às do nosso planeta.

Eles não encontraram muito – apenas pequenos traços na mistura de nuvens de ácido sulfúrico que circundam o planeta. “É equivalente a algumas colheres de sopa em uma piscina olímpica”, disse David Clements, astrofísico do Imperial College de Londres, que também participou do estudo.

Fosfina

A presença do gás não é suficiente para dizer com certeza que Vênus hospeda formas de vida, mas o fato de ele existir nas nuvens do planeta indica que algo está acontecendo lá que não entendemos totalmente.

A descoberta foi feita a partir de dados dos observatórios Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile, e pelo James Clerk Maxwell, localizado no Havaí.

O artigo foi publicado nesta segunda-feira, 14, na Nature Astronomy.

Vênus é o segundo planeta mais distante do Sol e é o vizinho planetário mais próximo da Terra. O planeta é semelhante ao nosso em estrutura e tamanho. Porém, Vênus gira lentamente e tem uma espessa atmosfera, que retêm o calor e gera um efeito estufa descontrolado.

A temperatura de cerca de 465° Celsius e as nuvens acídas tornam a superfície de Vênus um lugar improvável para seres vivos. Entretanto, cientistas especulam que em grandes altitudes o clima seria mais ameno e poderia suportar a vida.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.