Astronautas são liberados a voltar para o segmento americano da ISS

NASA continua a investigar o vazamento de ar na estação espacial.

Da esquerda para direita, o astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin, confirnados no segmento russo da ISS.
Da esquerda para direita, o astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin, confirnados no segmento russo da ISS. Crédito: Ivan Vagner/Roscosmos

Na manhã desta terça-feira, 25, a escotilha que separa os lados russo e americano da Estação Espacial Internacional (ISS) foi reaberta. Na sexta-feira passada, a NASA orientou que o astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin ficassem confinados no segmento russo da ISS, para que fosse realizado um teste, depois que a agência espacial detectou um vazamento de ar acima do normal.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

A previsão era que a reabertura da escotilha fosse realizada ontem, mas a NASA decidiu manter os astronautas por mais uma noite no módulo russo Zvezda, para prosseguir com os testes de vazamento.

Segundo Dan Huot, porta-voz da NASA, a agência continua a avaliar a situação e determinar quais tarefas deverão ser executadas pela tripulação ao longo da semana.

“A taxa [de vazamento de ar] ainda está dentro das especificações do segmento e não apresenta perigo para a tripulação ou para a estação espacial”, diz o comunicado da NASA.

O vazamento gradual de ar é comum na estação. Para isso, as missões de reabastecimento levam tanques de nitrogênio para pressurizar regularmente a atmosfera da ISS.

🤓 VEJA MAIS

📷 Fotógrafo revela como tirar foto da Lua com o celular
🧑‍🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

Em setembro de 2019, a NASA e outras agências parceiras notaram que essa taxa de vazamento estava ligeiramente elevada. Diante das operações de rotina da estação, incluindo caminhadas espaciais e trânsito de espaçonaves, levou um tempo para que fosse reunido dados suficientes para validar as medições.

Controladores em terra vão continuar a procurar a fonte do vazamento de ar na Estação Espacial Internacional.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.