Asteroide passou de raspão na Terra neste último domingo
Objeto só foi descoberto horas depois.
No último domingo, 16, um pequeno asteroide passou a apenas 2.950 km acima da superfície da Terra. Ele chegou tão perto que a gravidade do nosso planeta alterou sua órbita. A passagem ocorreu sobre o Oceano Índico, por volta da 1h da madrugada (horário de Brasília).
Felizmente, mesmo que ele tivesse acertado nosso planeta, ele não teria feito grandes estragos, já que ele tem apenas entre 3 e 6 metros de diâmetro. Muito provavelmente ele teria queimado na atmosfera. Na melhor das hipóteses, pequenos fragmentos (meteoritos) chegariam até a superfície.
Para efeito de comparação, o asteroide de Chelyabinsk, que explodiu no céu na Rússia em 2013, tinha 19 metros de diâmetro, muito maior do que este.
Diante do seu pequeno tamanho, o astro batizado de 2020 QG só foi descoberto horas depois de sua passagem rasante, a partir de imagens captadas pelo Observatório Palomar, nos Estados Unidos. Isso é uma boa notícia, o que aponta que já temos observatórios capazes de detectar asteroides diminutos.
O 2020 QG já se tornou o objeto que mais se aproximou do nosso planeta. O recorde anterior era do 2011 CQ1, que passou a cerca de 5.500 km acima de nós. Já o 2020 JJ passou em torno de 7.000 km da Terra, em maio deste ano.
A passagem de asteroides pequenos próximo da Terra é comum, ocorrendo em torno de uma vez por ano.
VEJA MAIS
- Quantos asteroides têm na faixa de órbita entre Marte e Júpiter
- NASA inaugura novo sistema para caçar asteroides perigosos
- Como surgiu a água no planeta Terra?
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor