Próximo voo da SpaceX levará a 600ª pessoa a ir ao espaço
Nos últimos 60 anos, uma média de 10 astronautas por ano observaram pela primeira vez a Terra lá do alto.
Se tudo ocorrer como planejado, no próximo domingo, 31 de outubro de 2021, será lançada a missão Crew-3, da SpaceX, transportando quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Entre eles, estará o alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA), a 600ª pessoa a viajar ao espaço.
Há cerca de uma década, a NASA faz a contagem de quantos humanos viajam ao espaço se baseando naqueles que ultrapassam a linha de Kármán, a fronteira internacionalmente reconhecida entre a Terra e o espaço, definida em 100 km acima do nível do mar. Vale destacar que nem todos os voos espaciais comerciais alcançam essa atitude.
A lista é encabeçada pelo cosmonauta Yuri Gagarin, que entrou em órbita em 1961. Ou seja, nos últimos 60 anos, uma média de 10 pessoas viajaram ao espaço por ano pela primeira vez.
Além de Maurer, outros dois astronautas americanos farão a primeira viagem ao espaço na missão do próximo fim de semana: Raja Chari e Kayla Barron. Entretanto, segundo os critérios definidos pela NASA, o alemão será o 600º humano no espaço, enquanto Chari será o 599° e Barron será a 601ª.
“Tive a sorte de conseguir o número redondo, mas todos nos divertiremos no espaço”, disse Maurer.
A tripulação é formada ainda pelo astronauta veterano Tom Marshburn, que viajará ao espaço pela terceira vez. Na primeira missão dele, em 2009, ele quase conseguiu o título de 500º astronauta a viajar ao espaço, mas acabou perdendo o posto para o astronauta Chris Cassidy. A escolha da NASA foi baseada em onde ele estava sentado na época a bordo do ônibus espacial Endeavour.
A decolagem da cápsula da SpaceX – batizada de Endurance – está prevista para ocorrer na madrugada de domingo, às 3h21 (horário de Brasília), com a atracação na ISS ocorrendo cerca de 22 horas depois do lançamento. Caso a decolagem seja adiada, uma nova tentativa será feita em 3 de novembro.
Problemas no banheiro da Crew Dragon
A NASA ainda não deu o sinal verde para o lançamento da Crew-3. O motivo é que engenheiros da agência espacial e da SpaceX ainda estão analisando um problema técnico no banheiro da espaçonave Crew Dragon.
VEJA MAIS
No mês passado, durante o voo da missão comercial Inspiration4, uma junta colada – que tem a função de levar a urina coletada para um tanque de resíduos da espaçonave – se soltou, gerando um vazamento. Muito além do incômodo de resíduos flutuar pela nave, um vazamento do tipo pode corroer componentes, gerando um risco de segurança para a tripulação.
- SpaceX lança com sucesso a missão histórica Inspiration4
- SpaceX violou regras durante teste de voo da Starship
- Fundador da SpaceX, Elon Musk se torna o homem mais rico do mundo
Para resolver o problema, a SpaceX substituiu o equipamento por uma estrutura totalmente soldada, sem juntas que podem se soltar ou se desconectar.
Apesar da precaução da NASA, é provável que a agência libere o lançamento de domingo.
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor
0 Comentários