Elon Musk entra para lista das 100 pessoas mais influentes do mundo

Bilionário fundou a SpaceX com o objetivo de colonizar Marte.

O bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX
O bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX. Imagem: Robyn Beck.

O bilionário Elon Musk, fundador da empresa de foguetes SpaceX, foi listado pela revista americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, na categoria “inovadores”.

“É difícil pensar em uma pessoa menos capaz de ser resumida em 150 palavras do que Elon Musk. Afinal, ele é um homem que dedicou sua vida a se libertar de limites e restrições. E ele está levando a humanidade junto com ele”, afirmou Arianna Huffington, fundadora do site de notícias The Huffington Post, e que assinou o artigo na Time sobre o Musk.

O empreendedor sul-africano de 50 anos está envolvido com grandes empresas inovadoras, como o Paypal, de pagamentos online; a Tesla Motors, de veículos elétricos; a Neuralink, de inteligência artificial; entre outras.

Em 2011, ele investiu 100 milhões de dólares de sua fortuna pessoal para criar a SpaceX, com o objetivo de colonizar Marte na próxima década, tornando a humanidade em uma civilização multiplanetária. A empresa ganhou rapidamente fama por ser a primeira a desenvolver foguetes reutilizáveis, barateando o acesso ao espaço.

A empresa de foguetes também conta com a subsidiária Starlink, que pretende oferecer acesso à internet de alta velocidade para todo o planeta por meio de uma constelação de milhares de satélites posicionados em órbita terrestre baixa.

Bilionários no espaço

Questionado sobre os investimentos bilionários na exploração espacial enquanto ainda há tantas demandas a ser resolvidos na Terra, durante participação no documentário “Inspiration4: Viagem Estelar“, Musk defendeu que 99% dos recursos deveriam ser destinados para resolver problemas de nosso planeta e até 1% para expandir a vida além da terra.

“Se a vida for só resolver problemas, qual o sentido de estar vivo?”, questionou Musk.

“Musk não está apenas mudando a forma como nos transportamos, ele está aumentando as possibilidades humanas. E ao fazer tudo isso com sua capacidade de exibição implacavelmente otimista, meio cheio de espaço, ele está oferecendo um modelo de como podemos resolver os grandes desafios existenciais que temos pela frente”, concluiu Huffington, na revista Time.

VEJA MAIS

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.