Colonizar Marte é uma tolice, diz Bill Gates

Fundador da Microsoft prefere gastar fortuna com desenvolvimento de vacinas e resolver o problema das mudanças climáticas do que lançar foguetes.

Foto de Bill Gates durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2008. Imagem:  Andy Mettler
Foto de Bill Gates durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2008. Imagem:  Andy Mettler

Ao contrário de magnatas como Elon Musk e Jeff Bezos, Bill Gates não está muito animado com uma possível colonização do planeta vermelho. O bilionário fundador da Microsoft afirmou que prefere salvar o planeta Terra do que fugir para Marte. A fala de Gates foi durante o podcast norte-americano Sway, do jornal The New York Times.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Ele argumenta que existe muito trabalho a ser feito na Terra, e que prefere gastar a sua fortuna com o desenvolvimento de vacinas e resolver o problema das mudanças climáticas.

Bill Gates disse ainda que não está interessado em comprar passagens para uma viagem ao espaço.

“Não, não sou uma pessoa de Marte. Eu conheço muitas pessoas de Marte”, disse o executivo.

A opinião difere dos maiores bilionários do planeta, Jeff Bezos e Elon Musk, que investem parte de suas fortunas para desenvolver foguetes reutilizáveis para popularizar o acesso ao espaço.

🤓 VEJA MAIS

📷 Fotógrafo revela como tirar foto da Lua com o celular
🧑‍🎓 5 cursos de astronomia que você pode fazer online
📚 Os melhores livros de astronomia para iniciantes

Bezos, por exemplo, por meio da Blue Origin, quer criar uma base lunar e colônias espaciais com capacidade para abrigar até 1 trilhão de pessoas.

Mais modesto – mas não menos ambicioso -, Musk, da SpaceX, pretende transportar 1 milhão de pessoas a Marte até 2050, criando uma cidade autossustentável no planeta vermelho e evitando a extinção da espécie, caso ocorra um evento apocalíptico na Terra.

Apesar de não ver importância no projeto marciano da SpaceX, o fundador da Microsoft aproveitou a participação no podcast para ressaltar a importância da Tesla, também fundada por Elon Musk, no processo de reduzir as emissões de gases poluentes e controlar o aquecimento global, por meio do desenvolvimento de carros de passeio elétricos.

VEJA MAIS

>>> Receba novidades astronômicas diretamente no seu celular. Inscreva-se nos canais do Futuro Astrônomo.

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.