PANOSETI inaugura os seus primeiros telescópios
Projeto pretende procurar sinais de vida inteligente em nossa galáxia.
O PANOSETI (sigla de Pulsed All-sky Near-infrared Optical Search for Extraterrestrial Intelligence) acaba de inaugurar, nos Estados Unidos, os seus dois primeiros protótipos de telescópios ópticos para buscar extraterrestres na Via Láctea.
O projeto é uma iniciativa do SETI e tem o objetivo de procurar flashes de luz ou rajadas de radiação infravermelha produzidos por seres inteligentes em nossa galáxia.
A ideia é criar uma rede de observatórios dedicados que examinem todo o céu observável — aproximadamente 10.000 graus quadrados — de forma instantânea.
Quando completo, o projeto seria capaz de detectar assinaturas tecnológicas emitidas por alienígenas, por exemplo, para fins de comunicação interestelar ou transferência de energia. Também seria possível estudar pulsares, buracos negros e outros objetos conhecidos ou desconhecidos do Universo.
Os dois primeiros telescópios foram instalados no Astrograph Dome, recentemente reformado, no Lick Observatory, em San Jose, na Califórnia.
A equipe do PANOSETI é formada por pesquisadores das universidades da Califórnia, San Diego e Berkeley, além dos observatórios da Universidade da Califórnia e de Harvard.
“O objetivo é buscar basicamente sinais muito breves, mas poderosos, de uma civilização avançada… Por serem tão breves e provavelmente raros, planejamos verificar grandes áreas do céu por um longo período de tempo”, disse Dan Werthimer, tecnólogo-chefe do projeto SETI.
VEJA MAIS
- INPE transmite na internet palestra sobre a busca por vida extraterrestre
- Em livro, astrofísico defende que Oumuamua é uma espaçonave alienígena
- Cientistas apontam região da galáxia em que é provável existir vida
💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!
Camiseta da NASA
- Malha 100% Algodão
- Estampa Silk Screen
- Reforço de ombro e pontos correntes
Telescópio 130mm
- Desenho óptico do tipo refletor
- Montagem do tipo equatorial
- A distância focal é de 650mm
Pálido Ponto Azul
- Escrito por Carl Sagan
- Edição inclui caderno de imagens
- Best-seller mundial
Sobre o Autor