1ª câmara pressurizada comercial será enviada este ano para a ISS

Novo hardware permitirá liberar cargas úteis de empresas no vácuo do espaço.

1ª câmara pressurizada comercial será enviada este ano para a ISS
Concepção artística da Estação Espacial Internacional (ISS). Crédito da Imagem: Nanoracks

Até o final deste ano, o foguete Falcon 9 da SpaceX deverá colocar em órbita a primeira câmara de descompressão com fins comerciais, desenvolvida pela empresa privada Nanoracks. Chamada de Bishop (Bispo, em português), a câmara de descompressão será anexada ao exterior da Estação Espacial Internacional (ISS) e permitirá liberar cargas úteis no espaço.

Atualmente, a ISS possui três eclusas de ar, sendo duas delas para que astronautas possam sair da estação espacial e outra no Módulo Experimental Japonês, que já era usada para lançar materiais para fora do laboratório orbital. Esse tipo de hardware evita que o ar da ISS escape para o espaço.

A ideia é que a Bishop seja utilizada por empresas privadas.

Após cargas úteis serem montadas no seu interior e o ar é retirado, o braço robótico da ISS agarra a câmara e a remove do corpo principal da estação, expondo os itens ao vácuo do espaço. Uma vez que todas as atividades planejadas são realizadas, o braço pode colocar a eclusa de ar de volta ao seu lugar.

O sistema permitirá não apenas realizar experimentos, mas implantar satélites em órbita. Até mesmo o lixo da estação espacial poderia ser lançado a partir do Bishop, para que ele saia de órbita e queime na atmosfera da Terra.

Bishop

O nome Bishop é uma homenagem ao “Bispo”, do Xadrez, uma peça que pode se mover em qualquer direção no tabuleiro. A intenção foi refletir a versatilidade da câmara e as várias manobras que ele pode fazer quando conectado ao braço robótico da estação.

VEJA MAIS

O objetivo da Nanoracks é ajudar seus clientes a colocar suas cargas no espaço o mais rápido possível. Além do Bishop, a empresa já desenvolveu caixas de pesquisa padronizadas e seus próprios sistemas para implantar satélites em órbita.

A expectativa é que o lançamento do Bishop ocorra no final do mês de outubro.

Confira abaixo uma animação da instalação e uso da Bishop na Estação Espacial Internacional.

💡 Já visitou a Lojinha do Futuro Astrônomo? Lá você encontra vários itens para quem é fã do espaço. Acesse aqui!

Sobre o Autor

Hemerson Brandão
Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.