Looking for something?

noticia

Prova do Enem 2016 aborda sexismo espacial

Prova do Enem 2016 aborda sexismo espacial

Questão do Enem discutia o machismo ao apresentar uma antiga propaganda que insinuava que as futuras astronautas fariam faxina na Lua. Foto: Reprodução

“As mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”. Era com este slogan que no final da década de 60, a empresa Clorox, sediada nos Estados Unidos, tentava vender o seu “Tomorrow’s Lestoil”, um produto de limpeza multiuso para remoção de manchas pesadas. Naquela época, enquanto a peça mostrava uma mulher com capacete de astronauta segurando o limpador, a Nasa fazia uma imagem bem diferente de seus astronautas masculinos, retratando-os como verdadeiros heróis.

Passados quase 50 anos da publicação do anúncio, infelizmente, até o momento, nenhuma mulher conseguiu pisar na Lua. A esperança da empresa americana em dominar o mercado de limpeza lunar também não se concretizou. Hoje, o produto não existe mais.

A propaganda foi ressuscitada neste último fim de semana pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O machismo já havia sido abordado na edição de 2015 da prova, utilizando o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Neste ano, a questão da prova de geografia relacionava a antiga propaganda sexista com uma notícia recente de que metade da nova equipe de astronautas da Nasa era composta por mulheres.

Segundo o texto da questão, “até hoje, cerca de 350 astronautas americanos já estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Após o anúncio da turma composta 50% por mulheres, alguns internautas descreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais”. O aluno deveria fazer uma análise sobre a quebra dos esteriótipos de gênero, ao se deparar com as atuais astronautas da Nasa e como elas eram imaginadas no passado. Além do sexismo, a prova também trouxe questões sobre a crise dos refugiados na Europa e o racismo em nossa sociedade atual.

Como era de se esperar, o assunto acabou sendo discutido nas redes sociais.

Apesar do tom machista do primeiro, a empresa acerta no segundo anúncio. “Mãe, meu amigo marciano deixou pegadas no teto”. A mãe prontamente responde “Você limpa”.
Segundo anúncio da marca Tomorrows Lestoil



Não esqueça de comentar! 247 futuros astrônomos viram

Hemerson Brandão

Jornalista freelancer escrevendo sobre ciência, tecnologia e exploração espacial. Nas horas vagas medita sobre a vida, o universo e tudo mais.

Related Post