Looking for something?

A lua Pandora

A lua Pandora

Pandora é uma pequena lua, em forma de batata, que orbita o planeta Saturno. Seu tamanho é de míseros 104 x 81 x 64 km. Não estranhe se você olhar para as outras luas do famoso planeta dos anéis e encontrar apenas algumas que sejam redondinhas, que nem a nossa Lua. Saturno tem dezenas de luas e a maioria delas tem esse formato esquisitão. Provavelmente, são asteroides que passeavam pelo Sistema Solar e foram agarrados pela gravidade de Saturno.

A superfície de Pandora é coberta por uma fina camada de gelo, possui cristas curiosas e crateras rasas. Pelo menos duas dessas crateras tem 30 km de diâmetro.

Distante 142 mil km do planeta, é o quarto satélite mais próximo de Saturno, demorando um pouco mais de 15 horas para dar uma volta completa no planeta.

Pandora curte ainda fazer uma bagunça nos anéis de Saturno. Pandora, e sua lua vizinha Prometeu, perturbam e alinham a distribuição de partículas do anel F do planeta.

Prometeu (interior) e Pandora (exterior) fazendo a farra no anel F de Saturno

CURIOSIDADES SOBRE PANDORA

  • A lua Pandora foi descoberta em outubro de 1980, quando a sonda Voyager 1 visitou Saturno.
  • O primeiro nome do satélite foi S/1980 S26. Em 1985, recebeu o nome mitológico grego Pandora. Ela também é conhecida como Saturno XVII.
  • A lua é tão pequena que viajando de carro a uma velocidade média de 100 km/h, você daria uma volta completa ao redor de Pandora em 2 horas e meia.
  • A área da superfície de Pandora é um pouco menor do que a área territorial do estado do Sergipe, no Brasil.
  • No cinturão de asteroides, existe uma asteroide chamado 55 Pandora, descoberto em 1858. Ele tem 85 km de diâmetro, com quase o mesmo tamanho da Pandora de Saturno.
  • No filme Avatar, a lua habitada pelos simpáticos Na’vi também se chama Pandora. Ela é a quinta lua do fictício planeta gasoso Polifemo, que orbita a estrela Alpha Centauri A, em Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo da Terra.

PANDORA EM NÚMEROS

Órbita
Distância média de Pandora até Saturno: 141.720 km
Distância média da Lua até a Terra: 384.400 km

Velocidade orbital média
Pandora: 58.985,8 km/h
Lua: 3.680,5 km/h

Tamanho
Raio equatorial de Pandora: 40,7 km
Raio equatorial da Lua: 1.737,5 km

Área da superfície
Pandora: 20.816,07 km²
Lua: 37.936.694,79 km²

Massa
Pandora: 138,5 trilhões de ton
Lua: 73,5 quintilhões de ton

Densidade
Pandora: 0,49 g/cm³
Lua: 3,34 g/cm³

Velocidade de escape
Pandora: 77 km/h
Lua: 8.552 km/h

Mais algumas crateras estilosas de Pandora

Fonte: Nasa Solar System Exploration
Crédito das imagens: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Curtiu? Compartilhe:;

Hemerson Brandão

Jornalista freelancer escrevendo sobre ciência, tecnologia e exploração espacial. Nas horas vagas medita sobre a vida, o universo e tudo mais.